Ir para conteúdo


Grammy faz artigo especial aos 20 anos do álbum “Britney”


britbritnic

Mensagens recomendadas

 

hero-britney-spears-britney-album_0-2.jp

Se há um Departamento de músicas sobre espaços liminais na Torre da Canção, “Eu não sou uma garota, ainda não sou uma mulher” certamente merece um arquivo. Na balada de soft-rock, Britney Spears, então com 19 anos, lamenta que, embora ela não seja mais a atrevida jovem estrela que cantou “… Baby One More Time”, ela tem quilômetros pela frente até a idade adulta. “Tudo que eu preciso é de tempo / Um momento que é meu”, ela canta na faixa anterior.

“É falar sobre uma garota em um relacionamento e o garoto não entende o que ela está passando”, disse Spears ao MTV News em 2001 de “Eu não sou uma garota, ainda não sou uma mulher”, um single de seu terceiro álbum, Britney. “Antes que ela se abra para ele, ele tem que perceber do que ela se trata.” O sentimento da música sobre estar presa entre duas épocas da vida é genuíno, mas desmente o salto para frente que Britney foi para Spears.

“Este é o primeiro álbum que eu realmente escrevo e levo meu tempo,” ela disse à MTV News. "Então, quando eu realmente ouço o álbum inteiro, é muito mais especial. Não sei se sou o melhor compositor do mundo, mas me diverti muito fazendo isso e espero ficar melhor e crescer. "

De fato ela fez: em Britney, Spears assumiu mais controle de seu trabalho do que nunca, co-escrevendo seis faixas - uma novidade para a artista.

Vinte anos após seu lançamento, em 6 de novembro de 2001, Britney continua sendo um documento pop seminal, no qual Spears se tornou sua própria artista e revelou sua verdadeira essência para a paisagem pop e o mundo em geral.

Spears batizou Britney com seu próprio nome, pois sentiu que isso refletia quem ela realmente era. “Eu me inspirei muito no hip-hop e R&B enquanto estava na minha última turnê”, disse Spears na mesma entrevista ao MTV News. “Fui inspirado por JAY-Z e os Neptunes … Eu queria tornar [Britney] mais desagradável e funk.”

Este último desempenhou um papel fundamental no álbum: The Neptunes produziu o single principal, “I’m a Slave 4 U”, um banger dance-pop que atingiu duramente as paradas da Billboard em uma infinidade de categorias. Também ressoou nos olhos e ouvidos dos grupos conservadores. No MTV Video Music Awards em 2001, ela cantou a música com uma píton birmanesa albina viva em volta do pescoço.

Como se viu, enquanto Spears se preparava para o que se tornaria uma das performances mais icônicas do século 21 até agora, ela “tinha colmeias” toda vez que a cobra a tocava, como seu manipulador, Mike Hano, observou.

“É fácil bagunçar esse tipo de coisa”, disse ele ao Insider em 2021. “Sabe, fica enrolado no seu braço e não quer soltar. Pode ter sido muito arriscado, porque foi uma apresentação ao vivo , Uma tomada." Mas aconteceu sem problemas, e Spears e a agora famosa serpente - mais tarde chamada de “Banana” - foram deixados ilesos.

Em suma, a performance continua sendo um momento inesquecível no VMA que imprimiu sua nova imagem mais adulta no público em todo o mundo. Embora Spears posteriormente tenha considerado o desempenho “idiota”, ela também foi ao Instagram para reconhecer sua importância.

“Eu vou te dizer uma coisa … antes de ir naquela noite eu estava me sentindo meio fora do corpo de nervosismo!” ela lembrou em 2021, acrescentando que o então namorado Justin Timberlake a ajudou a superar isso. “Justin viu que eu mal conseguia falar, então ele segurou minha mão e me deu uma palestra de 5 minutos, que obviamente funcionou!”

Britney vai além de qualquer modelo pop esperado por meio de contribuições de escrita mais pesadas de Spears. Também se beneficia da interpolação habilidosa de material externo - neste caso, um hino de rock conhecido fez seu próprio. “I Love Rock ‘n’ Roll”, uma música dos Arrows que fez um hit em 1981 por Joan Jett e os Blackhearts, estava bem na casa do leme de Spears e alinhada com a força recém-descoberta de Britney.

Além disso, era adequado para uma cena de karaokê em Crossroads, sua estreia no cinema então centrada em três garotas que fazem uma viagem pelo país. “Na verdade, eu canto o tempo todo no karaokê, então faz sentido”, ela disse à MTV News entre mastigar batatas fritas. “Eu queria que [o co-produtor] Rodney [Jerkins] viesse e refizesse a música. É uma música com muito poder feminino.”

Em outro lugar, a música “Overprotected” - que foi nomeada para Melhor Performance Vocal Pop Feminina no 45º GRAMMY Awards em 2003 - aborda temas de manipulação e controle, que assume um novo significado à luz de sua tutela quase encerrada e do # Movimento FreeBritney, que vem se difundindo desde 2008 até os dias atuais.

“Diga olá para a garota que eu sou / Você vai ter que ver através da minha perspectiva”, ela canta. “Eu preciso cometer erros só para saber quem eu sou / E não quero ser tão protegido.”

A linha aparentemente clarividente sobre a liberdade de cometer erros é significativa quando considerada com 20 anos de distância e perspectiva. Sem a panela de pressão destrutiva das circunstâncias atuais que a cercam - uma história surpreendentemente contada no recente documentário do The New York Times, Controlling Britney Spears - ela poderia ter saltado mais e mais artisticamente em seus próprios termos?

É impossível dizer com certeza, mas Britney continua sendo um ponto central: o álbum estabelece Spears como muito mais do que uma jovem coquete cantando canções cativantes, mas alguém mais do que capaz de assumir o volante, navegando em sua nave espacial da infância à feminilidade com graça.

“Não é minha intenção deixar meus fãs jovens. Eu só quero que uma geração mais velha também pegue isso”, disse ela na entrevista à MTV. “Eu não poderia fazer … Baby One More Time número três. Eu tive que mudar isso e rezar para que as pessoas achem isso legal.”

As orações de Spears foram respondidas: Duas décadas depois, o impacto de Britney permanece inexpugnável - python ou sem python.

Fonte: https://www.grammy.com/grammys/news/britney-spears-album-anniversary-record-video

Tradução retirada da Bcharts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...