Ir para conteúdo



[URGENTE]: The New Yorker publica peça investigativa sobre a tutela, escrita por Ronan Farrow (escândalo Weinstein) e Jia Tolentino


Diana

Mensagens recomendadas

O PESADELO DA TUTELA DE BRITNEY SPEARS
Como uma equipe de advogados e o pai da superestrela tomaram o controle de sua vida -- e não largaram desde então. 
por Ronan Farrow e Jia Tolentino

3 de Julho, 2021
________________________________________________________

Em 22 de junho, a equipe administrativa de Britney Spears começou a ficar nervosa. Spears, que tem trinta e nove anos, passou os últimos treze vivendo sob uma tutela, uma estrutura legal na qual o poder de decisão pessoal, econômico e legal de uma pessoa é cedido a terceiros. Chamado de curatela na maioria dos estados, o arranjo é destinado a pessoas que não podem cuidar de si mesmas. Desde o inicio da tutela de Spears, ela lançou quatro álbuns, embarcou em uma turnê ao redor do mundo que arrecadou cento e trinta e um milhões de dólares e se apresentou durante quatro anos em uma residência bem sucedida em Las Vegas. No entanto, seus tutores, que incluem seu pai, Jamie Spears, controlaram seus gastos, comunicações e decisões pessoais.

Em abril, Spears solicitou uma audiência, em tribunal aberto, para discutir a tutela. Estava agendada para 23 de junho. Os membros da equipe de Spears, a maioria dos quais teve pouco ou nenhum contato direto com ela por anos, não esperavam mudanças drásticas. Dois anos antes, em meio a problemas de saúde e pressão por parte de Spears, Jamie renunciou a suas funções de supervisionar sua vida pessoal, e agora a equipe pensava que talvez ela quisesse removê-lo do cargo de tutor dos seus assuntos financeiros. Alguns membros da equipe disseram aos repórteres que acreditavam que Spears gostava do sistema da tutela, contanto que seu pai não estivesse envolvido.

Administrar os negócios de Britney havia se tornado rotina: todas as quintas-feiras ao meio-dia, cerca de dez pessoas responsáveis pelo gerenciamento de assuntos jurídicos e comerciais de Spears, relações públicas e social media se reuniam para discutir novos produtos, pedidos de licenciamento de músicas e as postagens de Spears no Instagram e Twitter . (“É assim que funciona sem ela”, disse um membro da equipe.) Spears, de acordo com sua administração, normalmente escreve as postagens e as envia para a CrowdSurf, uma empresa contratada para lidar com suas redes sociais, que então os posta. Em casos raros, postagens que levantaram questões legais foram consideradas muito confidenciais para serem postadas. “Ela não deve falar sobre a tutela”, disse o membro da equipe.

Na véspera da audiência, de acordo com uma pessoa próxima a Spears e à polícia em Ventura County, Califórnia, onde ela mora, Spears ligou para o 911 [190 no Brasil] para registrar um boletim de ocorrência, relatando que ela era vítima de uma tutela abusiva. (Ligações de emergência na Califórnia são geralmente acessíveis ao público, mas o condado, citando uma investigação em andamento, selou os registros da ligação de Spears.) Membros da equipe de Spears começaram a trocar mensagens de texto freneticamente. Eles estavam preocupados com o que Spears poderia dizer no dia seguinte e discutiram como se preparar para o caso dela fazer alguma rebeldia. No tribunal no dia 23, um advogado da tutela pediu ao juiz que liberasse a sala do tribunal e selasse a transcrição do depoimento de Spears. Spears, interrompendo a audiência, fez uma objeção. “Alguém fez um bom trabalho ao explorar minha vida”, disse ela, acrescentando: “Acho que deveria ser uma audiência pública - eles deveriam parar e ouvir o que tenho a dizer”. Então, pela primeira vez em anos, Spears falou por si mesma, parecendo lúcida e furiosa, falando tão rápido que o juiz interrompeu repetidamente para dizer a ela para diminuir a velocidade, para que uma transcrição precisa fosse realizada. “As pessoas que fizeram isso comigo não deveriam se safar assim”, disse Spears. Dirigindo-se diretamente à juíza, ela acrescentou: “Senhora, meu pai e qualquer pessoa envolvida nesta tutela e a minha equipe, que desempenhou um papel chave em me punir quando eu disse não - minha senhora, eles deveriam estar na prisão.”

Nos vinte minutos seguintes, Spears descreveu como foi isolada, medicada, explorada financeiramente e abusada emocionalmente. Ela colocou a culpa no sistema legal da Califórnia, que, segundo ela, deixou tudo isso acontecer. Ela acrescentou que já havia tentado reclamar no tribunal antes, mas foi ignorada, o que a fez "sentir como se eu estivesse morta", disse ela - "como se eu não importasse". Ela queria compartilhar sua história publicamente, disse ela, "em vez de ser um segredo hiper secreto para beneficiar todos eles". Ela acrescentou: “Me preocupa que me disseram que não tenho permissão para expor as pessoas que fizeram isso comigo”. A certa altura, ela disse ao tribunal: “Tudo que eu quero é ter acesso ao meu dinheiro, que isso acabe, e que meu namorado possa ter o direito de me levar pra sair porra do carro dele”.

Os comentários de Spears foram incendiários, mas, para pessoas familiarizadas com a tutela, não surpreenderam. Andrew Gallery, um fotógrafo que trabalhou para Spears em 2008, compareceu à audiência, observando os rostos dos advogados em um monitor. “Enquanto ela falava, tive vontade de gritar, engasgar e gritar ‘Que porra está acontecendo?’”, Disse ele. “Mas os advogados não reagiram. Eles ficaram sentados, impassíveis.”

A tutela foi instituída pela família de Spears - em parte por preocupações reais com sua saúde mental, disseram pessoas próximas à família. Mas a família foi dividida por dinheiro e fama, e Spears, em uma parte pouco regulamentada do sistema legal, foi destituída de seus direitos. Ela lutou durante anos para recuperá-los.

Como uma estrela pop, Spears sustentou uma indústria multinacional de gerentes, agentes, produtores, advogados, publicitários e diversos parasitas. Como sujeito da tutela, ela proveu o sustento de ainda mais advogados e outros profissionais nomeados pelo tribunal. Jacqueline Butcher, uma ex-amiga da família de Spears que estava presente no tribunal para a criação da tutela, disse que lamenta o testemunho que ela ofereceu para ajudar a protegê-la. “Na época, pensei que estávamos ajudando”, disse ela. “E eu não estava, e ajudei uma família corrupta a assumir o controle.”

Jamie Spears, que tem sessenta e oito anos, tem cabelos grisalhos e a postura de um cachorro abandonado. Aos treze anos, ele passou por uma tragédia inimaginável: sua mãe suicidou-se sobre o túmulo de um de seus filhos, que morrera oito anos antes, com apenas três dias de vida. No colégio, Jamie era uma estrela do basquete e do futebol; depois, trabalhou como soldador e cozinheiro. Lynne Spears, a mãe de Britney, cresceu com Jamie, na pequena cidade de Kentwood, Louisiana. Com sessenta e seis anos, ela tem um sorriso como o de Britney e cabelo escuro e espesso com franja. Ela costumava administrar sua própria creche. Os amigos a descrevem como tradicional e de uma personalidade não confrontadora. Em uma conversa em junho, ela foi meticulosamente educada ao se recusar a responder a perguntas detalhadas sobre o caso. Ela falou em um sussurro e se desculpou por ter que desligar abruptamente se outros membros da família entrassem e a descobrissem falando com um repórter. “Tenho sentimentos confusos sobre tudo”, disse ela. “Não sei o que pensar... É muita dor, muita preocupação.” Ela acrescentou, um pouco ironicamente: "Estou bem. Eu sou boa em desviar [dos problemas - referência a desviar de socos também].Jamie e Lynne fugiram quando ela tinha 21 anos, e o casamento foi problemático desde o início: nos papéis do divórcio apresentados e depois retirados, em 1980, menos de dois anos antes do nascimento de Britney, Lynne acusou Jamie de tê-la traído no dia de Natal. Jamie lutou contra o alcoolismo, bebendo de virote por tantos dias que Lynne certa vez bombardeou sua geladeira com uma espingarda.

Mas Jamie e Lynne trabalharam juntos para fazer Britney, sua segunda filha, feliz e um sucesso. Ela era uma artista nata, roubando a cena em recitais de dança a partir dos três anos de idade. Seus pais a levavam a pequenas competições de dança em Lafayette, depois a competições maiores em Nova Orleans. Eles pediram dinheiro emprestado a amigos para pagar a gasolina e levá-la a uma audição. Spears conseguiu um papel substituta na Broadway e, em seguida, uma passagem pela versão dos anos 90 do “The Mickey Mouse Club”. Quando ela tinha dezesseis anos, ela assinou um contrato de seis álbuns com a Jive Records, graças a um advogado do mundo do entretenimento chamado Larry Rudolph, que se tornou seu empresário. Uma dançarina precisa e imponente com um tom vocal inconfundível de timidez açucarada, Spears emergiu como uma singularidade pop adolescente. Em 1998, o videoclipe de seu single de estreia, “...Baby One More Time ”, apresentando uma Spears de dezesseis anos em uma roupa de colegial católica, explodiu na cultura pop americana como fogos de artifício no 4 de julho. A saia pregueada e a barriga nua foram ideia dela - um fato que às vezes é citado como evidência de sua autodeterminação, mas também pode sugerir uma intuição, comum entre meninas adolescentes, do poder comprometido do sex appeal.

Como Jamie e Lynne tinham outros dois filhos para cuidar, uma amiga da família acompanhou Spears durante grande parte de sua carreira. Mas Spears permaneceu perto de sua mãe e, em 2000, ela construiu uma propriedade de quatro milhões e meio de dólares para Lynne em Kentwood. Naquele ano, de acordo com “Through the Storm”, um livro de memórias que Lynne publicou em 2008, Spears implorou à sua mãe para que ela se divorciasse de seu pai, sabendo que “anos e anos de abuso verbal, abandono, comportamento errático e ele simplesmente não ser presente haviam causado um dano enorme ”, escreve Lynne. Ela e Jamie se divorciaram em maio de 2002, e Spears disse à People que foi “a melhor coisa que já aconteceu à minha família”.

Spears tinha acabado de terminar com Justin Timberlake, um ícone do pop adolescente que ela conheceu quando tinha onze anos, quando os dois foram escalados como Mouseketeers. A separação a desestabilizou, pessoas próximas a ela se lembram; já que o seu status como metade de um casal de ouro havia se tornado parte integrante de sua identidade e, após a separação, sua vida sexual tornou-se um tópico regular nas notícias. Ela começou a sair mais e sair com Lindsay Lohan e Paris Hilton, formando uma santíssima trindade para a cultura dos tabloides em seu pico no começo dos anos 2000. “Os paparazzi estavam fora de controle”, lembra Hilton, de uma noite com Spears no Beverly Hills Hotel. “Lutando para conseguir as fotos, empurrando um ao outro contra meu carro, arranhando-o com suas câmeras. Foi avassalador e assustador. ” A cabeleireira Kim Vo, colorista de longa data de Spears, lembra como, em um dia, enquanto Spears estava arrumando o cabelo, um paparazzo escalou uma parede e quebrou a janela de um salão com o punho.

Spears se distraiu com o trabalho - uma rotina implacável de ensaios de dança, sessões de estúdio, sessões de fotos, apresentações em estádios, longas noites no ônibus de turnê e check-ins em hotéis antes do amanhecer. “A agenda estava cada vez mais louca”, disse Julianne Kaye, uma maquiadora que trabalhou com Spears nos primeiros anos. “Ela tinha pequenos colapsos. Ela estava sempre chorando, dizendo: ‘Eu quero ser normal’. ”Spears desabafou com as festas: ela fumou maconha, usou cocaína, usou Molly com seus dançarinos e pulou no Mar Mediterrâneo. Mas a maquinaria ao redor dela apenas cresceu. Quando ela saiu em turnê, a equipe pegou pelo menos uma dúzia de ônibus e ocupou andares inteiros do hotel.

Na primavera de 2004, Spears conheceu um dançarino chamado Kevin Federline em uma boate, e eles se casaram em seis meses. Spears inicialmente não conseguiu um acordo pré-nupcial, o que gerou pânico em sua família. Uma fortuna considerável estava em jogo. “Lynne perdeu a cabeça”, lembrou Butcher, a amiga da família. “Eles não iriam permitir que o casamento se tornasse legal.” O contrato de casamento só foi assinado um mês após a cerimônia, quando Federline concordou legalmente em limitar sua participação na propriedade de Spears. Mas Spears parecia emocionada e encomendou uma sessão de fotos em que se vestia como uma empregada doméstica francesa e servia bebidas a Federline, que usava um boné de caminhoneiro, shorts cargo e chinelos. Spears queria uma família. “Eu tenho uma carreira desde os 16 anos, tenho viajado ao redor do mundo e voltado e até beijei a Madonna!” ela escreveu em seu site, dois meses depois de se casar. “A única coisa que não fiz até agora foi experimentar a coisa mais próxima de Deus e isso é ter um filho. Mal posso esperar!”

O primeiro filho de Spears, Sean Preston, nasceu dez meses após o casamento. “Nossa vida estava correndo a 150.000 milhas por hora”, Federline disse depois à Us Weekly. “Eu entraria em um clube e pegaria uma mesa no valor de $ 15.000 por noite com bebidas gratuitas ilimitadas... Mas tudo ficou muito louco.” Spears foi tão protegida que Paris Hilton teve que mostrar a ela como usar o Google, de acordo com uma pessoa que estava lá. Ela lidou com a turbulência hormonal e a logística da maternidade precoce enquanto os paparazzi, ansiosos por monetizar seus erros, a perseguiam, apontando flashes e gritando provocações sempre que ela saía de casa. Depois que ela foi fotografada dirigindo com um bebê Preston no colo, ela explicou que estava tentando fugir dos paparazzi - e, além disso, ela acrescentou, ela cresceu andando no colo do pai em estradas rurais. Alguns meses depois, visivelmente grávida e segurando Preston, ela tropeçou enquanto estava cercada por fotógrafos; os paparazzi continuaram atirando enquanto ela se retirava para um café, embalava seu bebê e chorava.

Spears teve seu segundo filho, Jayden James, em setembro de 2006. Três semanas depois, Federline pegou um jato particular para Vegas para festejar com seus amigos. Spears pediu o divórcio em novembro, notificando Federline por mensagem de texto. Em uma boate, ele rabiscou na parede de um banheiro "Hoje eu sou um homem livre - foda-se minha esposa, me dê meus filhos sua vadia!" Ele solicitou a custódia total. Enquanto o divórcio estava sendo julgado, ele e Spears dividiram os deveres dos pais. Preston tinha pouco mais de um ano e Spears ainda cuidava de Jayden; ela queria estar com eles o tempo todo e odiava ficar em casa sem eles. “Eu não sabia o que fazer comigo mesma”, disse ela mais tarde, em um documentário da MTV. Spears e Federline saíram em suas noites livres, mas Spears foi quem se tornou o alvo da caça dos tablóides. (“Mamãe está chorando”, berrava a Us Weekly, sobre uma foto de página inteira de Preston.) Em fevereiro de 2007, ela raspou o cabelo em um salão em Tarzana; cinco dias depois, ela atacou o carro de um paparazzo com um guarda-chuva. Os dois incidentes cimentaram sua imagem de "louca". Ambos foram precipitados por ela ter dirigido até a casa de Federline, seguida por fotógrafos e ter o acesso aos filhos negado.

Muitas pessoas que eram próximas de Spears durante o início de sua carreira suspeitam que ela estava lidando com depressão pós-parto, mas nenhuma delas se lembra de alguém ter falado sobre isso com ela. Algumas dessas mesmas pessoas disseram que Spears também estava lutando contra drogas e álcool. Sua mãe e Federline insistiram que, se Spears quisesse passar mais tempo com seus filhos, ela precisava ir para a reabilitação. No início de 2007, ela se internou em um centro de tratamento em Antígua, e depois de apenas um dia. O juiz na audiência de custódia, que citou o “uso habitual e frequente de substâncias controladas e álcool” de Spears, deu a custódia primária das crianças a Federline, concedendo a Spears quatro dias de visitação por semana, sob a supervisão de um monitor ordenado pelo tribunal chamado Robin Johnson.

Por volta dessa época, Spears conheceu Sam Lutfi, um operador de Hollywood com um talento especial para se enfiar na vida de turbulentas estrelas femininas. Spears havia recentemente se separado de Larry Rudolph, seu empresário de longa data, e começou a confiar seus negócios profissionais e particulares a Lutfi. Agora com 46 anos, Lutfi apresenta uma figura indefinida: altura média, ocasionalmente com um cavanhaque, preferindo usar bonés de beisebol e camisetas pretas. Durante um café em um restaurante de Los Angeles nesta primavera, ele disse que Spears gostou dele em parte porque ele disse a ela que ela não precisava trabalhar tanto quanto antes. “Ela sempre acreditou que haveria consequências enormes se ela não trabalhasse, que ela perderia muito, e ficou confusa ao saber que ela poderia simplesmente tomar as próprias decisões”, disse ele. “Você quer cancelar aquela reunião? Cancele. Você vai perder cinco mil? Perca. Ela entraria em uma concessionária de automóveis e diria que queria algo. Eu diria: ‘Compre’. Seus pais diziam: ‘Por que você a deixaria fazer isso?’ Mas é um carro de oitenta mil dólares, não um iate, e ela acabou de receber quinze milhões da Estée Lauder. Enfim, ela é adulta. Eu não vou dizer a ela que ela não pode comprar a porra de um iate." (Lutfi mais tarde assumiu um papel semelhante na vida de Courtney Love, que o chamou de "traficante de rua", e ele disse que aconselhou a família de Amanda Bynes quando a colocaram em uma tutela. Ele está atualmente sujeito a uma restrição de cinco anos impetrada contra ele, em 2019, por um advogado da tutela, em nome de Spears.)

Lutfi intermediou relacionamentos com os paparazzi e ocasionalmente os convidava para ir à casa de Spears, dizendo que isso os tornaria menos agressivos. Spears começou a namorar um dos fotógrafos, Adnan Ghalib. Lutfi afirma que Ghalib deu anfetaminas a Spears. (Lutfi também foi acusado de dar drogas a ela, o que ele nega; Ghalib não foi encontrado para comentar.) A governanta de Spears fez uma pausa quando questionada sobre Ghalib: “Eu não ficaria feliz se minha filha namorasse com ele. Isso é tudo que direi." Outras pessoas se lembram de Ghalib tratando Spears com bondade, e disse que a família de Spears zombou dele cruelmente pelas costas.

Jamie se tornou próximo de Lou Taylor, uma gerente de negócios que compartilha a fé cristã da família Spears e cujo marido é pastor em uma igreja evangélica. Taylor mais tarde levantou a possibilidade de colocar Lindsay Lohan sob uma tutela, de acordo com o pai de Lohan; em uma entrevista recente, Courtney Love disse que Taylor tentou tomar o controle da propriedade de sua família. (Em uma declaração, Charles Harder, um advogado que representa Taylor, disse: “Em nenhum momento a Sra. Taylor fez qualquer esforço para colocar alguém em uma tutela. Nem Britney Spears. Nem Lindsay Lohan. Nem Courtney Love.”) Taylor, fontes presentes na época disseram, começou a tentar contatar Spears, mas foi rejeitada.

Spears parou de dormir e começou a se comportar de forma ainda mais errática. “Os dias em que ela não estava com os filhos eram difíceis”, disse a governanta. “Mas, mesmo assim, ela nunca estava fazendo nada para machucar ninguém. Foi muito difícil para ela ter os filhos por apenas algumas horas. Quando ela tinha que se despedir, era muito triste - eu carregava um para o carro e ela levava o outro, e eles choravam muito, e ela chorava também. ” Spears ficou tão sozinha que às vezes pedia à governanta se ela poderia trazer seus próprios filhos para casa e passar a noite. “Ela costumava me perguntar se eu era feliz”, disse a governanta. “E eu costumava dizer sim. E ela dizia: 'Eu só quero ser feliz. Eu quero ter uma família. Quero que meus filhos fiquem comigo todos os dias.'”

No início de janeiro de 2008, quando uma das visitas dos filhos chegou ao fim, Spears começou a chorar. “Eu só quero que meus filhos fiquem comigo”, disse ela. “Por que eles têm que ir?” Um guarda-costas havia chegado para levar as crianças de volta para a casa de Federline. Cada minuto a mais com eles a colocava em violação do acordo de custódia: ela poderia desistir dos filhos naquele momento ou desistir do direito de vê-los mais tarde. Eventualmente, ela entregou Preston para o guarda-costas, mas ela entrou em um banheiro com Jayden e se recusou a sair. De acordo com Lutfi, o advogado de Federline chamou a polícia e o corpo de bombeiros, que por sua vez chamou uma ambulância. As equipes de notícias se reuniram do lado de fora da casa, com âncoras relatando ao vivo sobre o impasse. Quatro helicópteros circulavam no alto. Lutfi chegou e encontrou a casa cheia de policiais e bombeiros empunhando machados. “Parecia a cena de um crime”, lembrou ele. “Eu empurrei todos e abri a porta do banheiro - foi ridículo; as fechaduras daquela porta nem funcionavam - e lá estava ela, de pé, andando de um lado para o outro, segurando o bebê adormecido. Ela estava vestida para sair à noite, usando um par de Louboutins. O banho está correndo. Você podia ver a luz dos helicópteros pela janela do banheiro. Eu disse que ela precisava deixar Jayden ir e, quando ela estava prestes a me entregar a criança, os bombeiros explodiram tudo. Eles pegam a criança e trazem uma maca e a amarram. Ela não disse nada. Ela ficou só olhando para mim, me encarando. " Lutfi soube mais tarde que era uma “5150” - uma internação psiquiátrica de emergência, na qual uma pessoa com um episódio de saúde mental pode ser hospitalizada involuntariamente. Os paparazzi cercaram a ambulância e a seguiram até o hospital Cedars-Sinai. Um fotógrafo postou uma foto de Spears na maca em sua conta no MySpace com a legenda “Cha-ching! Cha-ching!!”

Federline recebeu a custódia imediata das crianças e os direitos de visita de Spears foram suspensos. Era amplamente aceito que Spears havia colocado seus filhos em perigo, mas aqueles que estavam ao redor deles discordam. “Não há nada que ela faça para colocar essas crianças em perigo”, disse Lutfi. Ele a descreveu como uma mãe que já estaria com o café da manhã feito quando as crianças acordassem, "super bem vestida, com jogos e DVDs prontos." A governanta disse: “Como mãe, posso te dizer: Britney era uma boa mãe. Ela não queria machucar ou fazer nada de errado com seus filhos. Não. Eu estava lá e sei que tudo o que ela queria era ter filhos com ela por pelo menos mais uma noite. ” Robin Johnson, a monitora de ordem judicial, que via Spears quatro vezes por semana, disse: "Nada disso foi culpa dela". Ela continuou: “Havia tantas pessoas envolvidas em sua vida que causaram toda essa loucura com ela. Não tenho nada depreciativo a dizer sobre ela... Foi provavelmente um dos casos mais tristes que já fiz em toda a minha vida.”

Depois da 5150, Jamie e Lou Taylor consultaram advogados sobre a possibilidade de uma tutela para Spears. (Harder, o advogado de Taylor, disse que nas ligações Taylor era "mais uma ouvinte do que uma colaboradora".) Jamie e Lynne estavam aterrorizados por sua filha, disseram várias pessoas; eles estavam preocupados que Lutfi pudesse estar sugando dinheiro de Spears, ou que ele pudesse encorajar escolhas impulsivas que a deixariam em sérias dívidas. “As piranhas em volta de Britney eram horríveis”, disse Gallery, o fotógrafo que trabalhava para Spears, “e seus pais estavam tentando ajudar”. A tutela “parecia um sonho impossível naquele ponto, com Sam ainda tão entrincheirado em sua vida”, escreveu Lynne, em seu livro, referindo-se a Lutfi. Jamie planejava apresentar os papéis em 22 de janeiro, mas então Taylor “sentiu que Deus os guiava a esperar, jejuar e orar, apesar da frustração de uma falange de advogados”, escreveu Lynne. “Estremeci ao pensar nas profundezas de desespero que teríamos de sondar para recuperar o controle de nossa filha.”

De acordo com Lutfi, Spears havia passado em testes regulares de drogas durante grande parte do ano anterior, mas ela começou a tomar Adderall quando ele estava de férias. Em 28 de janeiro, ela e Lutfi discutiram. Lynne ligou para Jacqueline Butcher, a amiga da família, pedindo uma carona até a residência de Spears. Lynne disse a Butcher que esperava que o desentendimento com Lutfi pudesse fornecer uma abertura para ela restabelecer o contato com sua filha. Spears estava mantendo sua família à distância. Jamie, Lynne e o irmão de Spears, Bryan, passaram anos na folha de pagamento de Spears e, como amigos que falaram com ela na época, ela estava cada vez mais ressentida com eles tentando influenciar as decisões dela. Butcher, que se tornou amiga de Lynne através da indústria do entretenimento, passou quase uma década próxima à família antes, durante e depois da criação da tutela. Ela se lembrou de como, durante uma viagem a Las Vegas sem os pais ou irmãos de Spears, Spears pediu conforto a ela. "Ela tem ansiedade", disse Butcher. “Ela me ligou naquela viagem e disse: ‘Senhorita Jackie, venha ao meu quarto ’. Ela só queria que eu segurasse sua mão. Ela estava na sala de estar, em uma cadeira, e eu só fiz puxar uma cadeira e segurei sua mão.”

Butcher simpatizou com a ideia de que Spears precisava ser arrancada da influência de Lutfi e concordou em ajudar Lynne. Elas dirigiram para a casa juntas, no Range Rover cinza de Butcher. Mas, sem o conhecimento de Butcher, Jamie estava seguindo elas. Chegando em casa ao anoitecer, eles foram recebidos por Lutfi, que disse que Spears havia saído e não voltaria até que Jamie fosse embora. "Jamie ficou furioso", disse Butcher. "Ele estava gritando que não ia deixar Sam fazer isso." Um segurança pediu que Jamie fosse embora; depois disso, Spears voltou para casa, com Ghalib. Ela parecia estranha e hiperativa - falava com uma voz infantil, levantando-se e sentando-se toda hora, penteando o cabelo compulsivamente, mudando repetidamente de roupa e trocando a roupa da sua cadela. “Foi quando a merda estourou”, disse Butcher. Lynne, Ghalib e Lutfi trocaram insultos, acusando-se mutuamente de serem uma má influência para Spears. Finalmente, Spears gritou para eles calarem a boca.

Lynne escreve em seu livro que Lutfi ligou para ela dois dias depois para dizer que “alguém estava chegando para tentar encurralar a Britney novamente”. Lutfi afirma que o médico de Spears ligou para conseguir uma segunda 5150; outros próximos à situação especulam que Lutfi disse algo ao médico para desencadear a ligação, uma alegação que ele nega. Butcher, Lynne, Lutfi e Spears estavam na casa quando a polícia bateu nas portas e depois entrou. “Era um circo horrível - você pensaria que era uma equipe de SWAT derrubando uma quadrilha de drogas”, disse Butcher. "Policiais, helicópteros, corpo de bombeiros - você podia escolher qualquer um." Spears, Butcher acrescentou, “era cooperativa, mas chorava e tremia” enquanto a prendiam a uma maca. A certa altura, disse Butcher, ela se moveu para confortar Spears, e um socorrista gritou para ela congelar e manter distância. Spears foi colocada em uma ambulância, sozinha, e levada para o centro médico U.C.L.A., ladeada por um comboio da polícia do tamanho de um campo de futebol.

Já passava da meia-noite. Butcher, acompanhada por Lynne e Ghalib, seguiu a ambulância até o hospital. Na U.C.L.A., os funcionários os colocaram em uma sala de espera, onde, acompanhados por Jamie, eles ficaram; Spears não havia dado permissão para eles irem vê-la. Algum tempo depois, eles descobriram que Lutfi havia chegado e estava na sala com Spears. Jamie ficou irado. "É isso. Estamos tirando ele de lá. Estamos pedindo pela tutela”, Butcher se lembra dele dizendo. Na tarde seguinte, Butcher se juntou a Lynne no apartamento de Bryan Spears e, a pedido de Lynne, pegou o telefone para falar  com a advogada de Jamie, Geraldine Wyle. Foi argumentado por Lynne que sua garganta doía e que estava cansada demais para fornecer detalhes, Butcher falou com Wyle por cerca de uma hora, fornecendo um relato abrangente dos eventos na casa de Spears nos dias anteriores. Wyle disse que redigiria um relatório e o apresentaria ao tribunal. Em retrospecto, Butcher sente que foi explorada. “Eu não sabia como funcionava uma tutela”, disse ela. "Era para ser temporário."

A partir daquele momento, o processo avançou com notável velocidade. Na manhã seguinte, com Spears ainda no hospital, Jamie, Lynne e Butcher foram a um pequeno tribunal no centro de Los Angeles. Butcher foi informada de que ela seria obrigada a dar mais testemunho e responder a perguntas. Em vez disso, de acordo com Butcher, Lynne disse a ela: "Está resolvido." A juíza Reva Goetz, que já se aposentou, chegou e anunciou que a tutela havia sido concedida. “Todo o processo demorou cerca de dez minutos”, disse Butcher. “Ninguém testemunhou. Nenhuma pergunta foi feita.” Na época, ela sentiu alívio por ter ajudado a proteger Spears. Agora ela está assombrada pelo evento. “Uma tutela foi concedida sem nunca falar com ela”, disse ela. “E, o que quer que eles afirmem sobre qualquer contribuição que ela teve nos bastidores, como você poderia tê-la avaliado ela então? Você não deveria esperar uma semana e depois entrevistá-la? Ela nunca teve uma chance.” (Goetz contestou esse relato, dizendo que houveram longas discussões confidenciais sobre a saúde de Spears, e que era incorreto dizer que Spears não foi avaliada de forma significativa ou não recebeu oportunidades de contribuição com o caso.)

A Califórnia exige que os tutelados sejam avisados com cinco dias de antecedência antes que uma tutela entre em vigor, mas isso pode ser contornado se um juiz decidir que eles podem sofrer "danos imediatos e substanciais". Goetz nomeou um advogado de sucessões chamado Sam Ingham como advogado de Spears e, em seguida, concedeu a petição dos conservadores para dispensar a exigência de notificá-la de que qualquer uma dessas coisas estava acontecendo. Ingham permanece no papel; Spears cobre seu salário anual de quinhentos e vinte mil dólares. (Seu próprio custo de vida em 2019 foi de $ 438.360).

Jamie se tornou um co-conservador, dividindo as funções com um advogado chamado Andrew Wallet, que foi nomeado pelo tribunal. Na petição para estabelecer o acordo, Jamie ou alguém que trabalhava com ele marcou uma caixa indicando que Spears tinha demência. Jamie também entrou com uma ordem de restrição contra Lutfi em nome de sua filha. Em suas memórias, Lynne afirma que Lutfi disse a ela que havia desativado os carros de Spears, cortado as linhas telefônicas em sua casa, amassado seus medicamentos e dado a ela em sua comida. Butcher disse que, embora tenha visto Lutfi dar a Spears o que parecia ser um medicamento prescrito, ela não pode corroborar as outras alegações, muitas das quais mais tarde não foram apoiadas por declarações juramentadas de várias pessoas, incluindo Robin Johnson, a monitora ordenado pelo tribunal e a assistente de Spears. Mas tais alegações tornaram-se centrais para o estabelecimento da tutela.

O grupo foi da sala do tribunal para o escritório de advocacia de Wyle. Enquanto Jamie falava com Wyle em uma sala de conferências de vidro fosco e Lynne e Butcher sentados em uma área de espera próxima, Butcher perguntou a Lynne: "Você não acha que você e Jamie deveriam ser co-conservadores juntos?" O relacionamento de Spears com Jamie, que podia ser dominador e hostil com sua filha, estava tenso. Butcher lembrou de Lynne responder que a tutela duraria apenas alguns meses, e que seria melhor para Spears se ressentir de Jamie, em vez dela, quando tudo acabasse. Mas, depois que eles se juntaram a Jamie na sala de conferências, Butcher disse, Lynne começou a falar sobre suas esperanças de como a tutela seria administrada, o que levou Jamie a gritar sobre seu controle sobre a vida de sua filha, incluindo o acesso de Lynne a ela. A certa altura, Butcher se lembrou dele berrando: “Eu sou Britney Spears!” Era uma frase que ela o ouvia repetir com frequência durante os primeiros anos da tutela, disse ela. Lynne, como Butcher lembrava, ficou quieta.

Três psiquiatras foram solicitados a fornecer uma declaração necessária confirmando a falta de preparo mental de Spears. O terceiro, James Spar, o forneceu. (No início deste ano, Spar disse de Spears, em um podcast, “Não sei por que ela ainda está em uma tutela.”) Como um co-conservador, Jamie reintegrou Larry Rudolph como empresário de Spears e instalou Lou Taylor como seu gerente de negócios, primeiro para a turnê "Circus" de Spears e, posteriormente, para toda a sua propriedade. Várias pessoas próximas a Spears disseram que ela desprezava Taylor e havia expressado surpresa com a nomeação de Taylor para um papel controlador em sua vida. Mais tarde, alguns membros da equipe de Spears levantaram dúvidas sobre a gestão financeira de Taylor durante suas turnês. “Não estou dizendo que foi como se faltasse um milhão de dólares - não é tão óbvio”, disse um deles. “Dinheiro foi desperdiçado de uma maneira particular, e quando fiz uma pergunta, fui calado, porque ninguém queria admitir a culpa.” (Harder, o advogado de Taylor, chamou a alegação de "completamente falsa".)

Desde os primeiros dias da tutela, Spears parecia irritar-se com suas restrições. Enquanto estava hospitalizada, ela contatou um advogado chamado Adam Streisand. Ele a representou em uma audiência no tribunal em 4 de fevereiro, atestando que Spears tinha um “forte desejo” de que Jamie não fosse um conservador. Mas o juiz, com base em um relatório de Ingham e depoimento de Spar, decidiu que Spears não tinha capacidade para contratar um advogado. Spears falou com outro advogado, Jon Eardley, que tentou mover o caso para um tribunal federal. Os advogados da tutela argumentaram que "Britney não tinha capacidade para contratar o Sr. Eardley para arquivar o Aviso de Remoção em seu nome e, portanto, não poderia tê-lo contratado." Os advogados observaram que Spears tinha o direito de se encontrar com um advogado: Sam Ingham, que se encontrou com Spears por cerca de quinze minutos, dois dias depois que a tutela foi concedida, quando a visitou no U.C.L.A. hospital. Várias fontes próximas à situação sentiram que Ingham era leal à tutela e a Jamie, apesar de representar nominalmente Spears. Butcher lembrou de Jamie dizendo que Ingham relatou a ele os movimentos e atividades de Spears. (Ingham não respondeu aos repetidos pedidos de comentários para esta história.)

Eardley fez uma declaração pedindo que Spears fosse levada ao tribunal, insistindo que ela "testemunharia com sinceridade que me autorizou a agir em seu nome e eu o fiz". De acordo com a Rolling Stone, Spears disse a Eardley, em uma ligação que foi gravada, "Eu basicamente só quero minha vida de volta." Eardley fez outra declaração, argumentando, entre outras coisas, que Spears estava tendo o devido processo negado. “É óbvio que a tutela foi planejada bem antes de sua implementação como uma ferramenta para influenciar o processo de custódia no tribunal de família e para outros fins ilícitos”, escreveu ele. Em outro documento, ele afirmou que, na última vez que Spears tentou ligar para ele, seu telefone foi tirado dela e o número foi desconectado no dia seguinte.

De acordo com Jonathan Martinis, o diretor sênior de leis e políticas de um centro para os direitos dos deficientes na Syracuse University, um dos aspectos mais perigosos das tutelas é a maneira como evitam que as pessoas obtenham aconselhamento jurídico. “Os direitos em jogo na tutela são análogos aos direitos em jogo em casos criminais”, disse Martinis. “Britney poderia ter sido encontrada segurando um machado e uma cabeça decepada, dizendo 'Eu fiz isso', e ela ainda teria o direito a um advogado. Então, sob tutela, você não tem os mesmos direitos que um assassino segurando um machado. ”

Menos de dois meses após o segundo 5150, Spears gravou uma participação especial no sitcom “How I Met Your Mother”. Publicamente, seu retorno já havia começado - e estava em andamento praticamente desde o início de tudo. Butcher se lembra de estar sentada no escritóriode Spears em um dos primeiros dias depois que ela recebeu alta do hospital. Butcher, Lynne e Spears estavam no chão, Spears de joelhos; Jamie estava sentado a uma mesa. Uma TV de tela plana estava ligada nas proximidades. “Jamie disse,‘ baby ’”, Butcher lembrou, “e achei que ele ia dizer‘ Nós te amamos, mas você precisa de ajuda ’. Mas o que ele disse foi 'Você está gorda. Papai vai colocar você em uma dieta e contratar treinador, e você vai voltar à forma. ''' Butcher se sentiu mal. Jamie apontou para a TV e disse: “Você vê aquela TV ali? Você sabe o que vai dizer em oito semanas? Vai ser você aí, e eles vão dizer: ‘Ela está de volta’. ”

Nas semanas seguintes, Jamie derrotou Spears. “Ele jogava tudo na cara dela - a saliva estava voando - dizendo que ela era uma puta e uma mãe terrível”, disse Butcher. Spears foi informada de que ela poderia ver seus filhos novamente apenas se cooperasse. “Lynne ficava tipo,‘ Obedeça ao papai e eles vão deixar você em paz’”, acrescentou Butcher. Spears se comportou e recuperou o acesso limitado aos filhos. Mas Jamie se livrou de qualquer pessoa de quem sua filha fosse próxima. A governanta que trabalhou para Spears durante a disputa pela custódia se lembra de ter sido dispensada neste momento. “Qualquer pessoa que trabalhe para ela de agora em diante passa por mim”, Jamie disse a ela. Quando Spears ligou para a governanta alguns dias depois, pedindo que ela voltasse, as duas choraram juntas ao telefone. “Eu te amo e sinto sua falta também”, a governanta lembrou-se de ter dito, “mas seu pai me disse que não tenho permissão para trabalhar para você”. Depois disso, ela disse, Jamie disse a ela para não aceitar as ligações de Spears. Spears voltou ao estúdio para gravar seu sexto álbum, “Circus”. Os testes de drogas foram obrigatórios nos contratos para as dançarinas que foram contratadas para sua próxima turnê.

Para fornecer evidências de seu retorno, Spears passou meses filmando um documentário chamado “Britney: For the Record”. É um documentário notável, capturando Spears em um estranho limbo entre a afirmação e a aquiescência. Ela parece clara e composta, lutando para manter uma espécie de otimismo frustrado. Nas filmagens dos bastidores dos dias de trabalho e ensaios, ela fica visivelmente tensa sempre que Jamie está na sala. A certa altura, ela impressiona o pai, adotando um forte sotaque sulista: "Sabe, ela não me escuta. Eu grito com ela e ela me critica sobre gritar com ela, mas eu não consigo. Você só vai ter que colocar um pouco de bom senso nela. " Ela diz, melancolicamente, que sua vida é muito controlada. Ela lamenta não poder sair quando é "certa hora da noite, e querer caminhar pelo bosque e sentir o vento no rosto".

“Eu nunca quis me tornar uma dessas pessoas prisioneiras”, diz Spears, em outro ponto do documentário. “Eu sempre quis me sentir livre, entrar no meu carro e ir embora e não deixar que as pessoas me fizessem sentir como se eu tivesse que ficar em minha casa.” Mas, ela acrescenta: “Acho que sempre foi a parte de mim que meio que me meteu em problemas. Eu tinha permitido que certas pessoas entrassem em minha vida que eram apenas pessoas más... e eu realmente paguei as consequências por isso, um grande momento. Mas eu sinto que você fez algo errado, e você aprende com isso, você segue em frente. Mas é, tipo, eu estou tendo que pagar por isso há muito tempo. ” Gallery, o fotógrafo, que era sua diretora de conteúdo e trabalhou no documentário, disse: “Sabe quando você faz uma caminhada e chega ao topo da montanha, e você tem esse momento de clareza? Britney estava sempre no sopé da montanha, cercada por seguranças, todo esse caos.” Mas, de vez em quando, as coisas se acalmavam. “Tínhamos essas conversas e ela sempre dizia:‘ Quero me casar de novo. Eu quero ter um marido. Quero ter mais filhos.’” Na época, disse Gallery, não parecia que alguém imaginava que a tutela seria um acordo de longo prazo. Tornou-se permanente em outubro de 2008.

Durante as férias, Spears e Gallery estavam fumando cigarros do lado de fora de um jantar quando Spears deu a ele uma carta escrita à mão em papel pautado, que contava sua história na terceira pessoa, e perguntou se ele poderia lê-la na TV. Ela tinha pedido a Gallery para ajudá-la a encontrar outro advogado. “Ela foi enganada e incriminada”, dizia a carta. "Seus filhos foram levados embora e ela saiu do controle, o que qualquer mãe faria nessas circunstâncias." Spears escreveu que "não tinha direitos" e que a tutela continuaria "enquanto as pessoas estivessem sendo pagas". Gallery disse a ela: “Olha, vou ler isso na TV, mas você sabe que serei removido de sua vida imediatamente”. Ele pediu a ela que pensasse no assunto por alguns dias. “Então, de repente”, disse ele, “todos os advogados da equipe estão me ligando e exigindo que eu entre e entregue esta carta”. Ele entregou a carta aos advogados e, logo depois, disse, foi afastado do emprego dela. (Gallery leu uma cópia da carta no TikTok ano passado.) Ele se lembra de ter contatado um dos gerentes de Spears alguns anos depois, para ver se Spears poderia lhe dar uma recomendação para sua inscrição na pós-graduação. Ele disse que o gerente recusou, dizendo-lhe que qualquer documento serviria como prova de que Spears era lúcida.

Em janeiro de 2009, Christina Lutfi, a irmã mais nova de Sam, soube que Spears queria um telefone e que ela estaria na academia do Peninsula Hotel, em Beverly Hills. “Peguei um celular pré-pago e fingi que era uma convidada”, disse Christina. “Ela e a mãe dela estavam na academia, então eu subi em uma bicicleta ao lado dela. Eu estava vestido para sair naquela noite, então tirei meu chapéu de feltro e o escondi. Um guarda-costas a estava observando enquanto ela malhava, e então ela foi para o vestiário e eu a segui, e o guarda-costas estava do lado de fora. Então eu a vi ir para a sala de vapor, joguei uma toalha por cima do ombro e a segui. Ela quase gritou - estava cheio de vapor, e não tenho certeza se ela estava usando alguma coisa, talvez uma toalha, e esse estranho veio usando um chapéu de feltro. Mas eu disse que era irmã do Sam e dei a ela o telefone em um ziplock, e ela me agradeceu e correu para colocá-lo em seu armário. "

Quando Butcher ouviu de Sam Lutfi que Spears tinha um telefone celular e estava tentando entrar em contato com um advogado, ela disse que decidiu não alertar os pais de Spears. "Eu não a dedurei. Eu sabia do abuso que ela sofreria ”, disse ela. "Eu apenas pensei: Qual é o problema se ela tiver seu próprio advogado?" Mas ela também disse que entendia o profundo risco que Spears estava correndo, porque Jamie, ao saber que Spears estava agindo pelas costas, "faria coisas terríveis, como impedir o acesso aos filhos".

Logo depois, uma governanta ouviu Spears falando ao telefone contrabandeado e alertou Jamie, que ordenou que a governanta o confiscasse. “Eles acabaram encontrando”, disse Christina Lutfi. “Olhando para trás, eu fico tipo, isso é ridículo. Eu estive na casa dela. Ela foi super doce. Ela era claramente funcional o suficiente para se exercitar e lançar um álbum. Por que ela não podia ter um telefone? Eu não entendia. ” Depois que o telefone foi encontrado, Butcher disse, ela foi exilada da órbita de Spears. Ela acredita que Jamie descobriu evidências de sua cumplicidade na trama. “Sempre que alguém podia ameaçar a tutela”, disse ela, “eles eram colocados pra fora”.

Jamie entrou com ordens de restrição, em nome de Spears, contra Lutfi, Eardley e Ghalib. Em audiências posteriores, os advogados de Jamie alegaram uma conspiração entre eles para minar a tutela e alegaram que o áudio de Spears conversando com Eardley havia sido adulterado. A carreira de Eardley desmoronou: a associação de advogados do estado da Califórnia entrou com uma ação disciplinar contra ele por tentar representar Spears sem ter obtido consentimento para fazê-lo. Ele foi posteriormente considerado culpado de má conduta por passar cheques sem fundos em sua conta de confiança do cliente e foi expulso. Eardley não foi encontrado para comentários. "Onde ele está?" Roger Diamond, um advogado que Eardley contratou para representá-lo em suas negociações com a família Spears, perguntou. “Você falou com ele? Não tenho notícias dele há anos." Diamond acrescentou, sobre as audiências da tutela, “acho que Jon esbarrou em um escândalo real na lei de sucessões da Califórnia. Foi chocante para mim ver como havia espaço para favoritismo por parte do juiz. Tive a sensação, na sala do tribunal, de que estava acontecendo algo estranho e era meu trabalho resolver, mas ninguém estava cooperando.”

Lutfi e Eardley entraram em contato com um novo advogado, John Anderson. De acordo com Lutfi, que estava envolvido na mediação da reunião, Spears secretamente se encontrou com um contato no hotel Montage, em Laguna Beach, e assinou papéis contratando os serviços de Anderson. Em 27 de janeiro de 2009, Anderson notificou os advogados de Jamie de sua petição para conceder a Spears a autoridade para nomear um advogado independente. No mesmo dia, ele falou com dois dos advogados de Jamie. Em 28 de janeiro, Anderson enviou um e-mail para Lutfi e Eardley, escrevendo: “Não posso dizer mais nada; não fará mais; e não pode mais se comunicar com ninguém a esse respeito. Esse é o fim para mim. ”

[parte chata do Jordan do Breathe Heavy que não vou colocar pq tô traduzindo há exatas duas horas e quero acabar logo].

Pessoas na órbita de Spears também notaram mudanças. Um produtor que trabalhou com ela desde que ela tinha vinte e poucos anos disse que ela estava "mais distante, menos presente - não havia mais piadas, nem risos. No final das contas, ela só era conduzida para a cabine de gravar o vocal. Ela nunca entrou na sala onde estávamos. " Gravar com Spears costumava ser fácil, disse ele, e agora era “muito difícil, quase impossível” provocar sua faísca na cabine. Em 2012, ela foi contratada como jurada no programa de TV “The X Factor”. Billy B., seu maquiador no set, trabalhou pela primeira vez com ela em um comercial de fragrância não muito antes de ela aparecer no programa. Ele se lembra de Spears parecendo robótica entre as tomadas do comercial - “de cabeça baixa num canto, e ela tinha acabado de chegar quando foi chamada para gravar”, disse ele. “Nunca estivemos sozinhos, nunca sem monitoramento.” Kim Vo, a colorista de Spears, saiu para jantar com ela em 2012 em Las Vegas. A conta era 1.300 dólares, e Spears disse a ele que não tinha dinheiro para pagar a metade dela. No entanto, seu papel no "X Factor" pagou-lhe quinze milhões de dólares. Em registros judiciais lacrados recentemente obtidos pelo Times, Spears disse que estava limitada a uma mesada de dois mil dólares por semana, independentemente de quanto ganhasse.

Muitos dos ex-amigos e funcionários de Spears passaram a aceitar que ela havia entrado em uma nova fase mais isolada. Ela sempre mudava seu número de telefone com freqüência; agora ela parou de ligar para as pessoas. Ela ficou noiva de seu agente na William Morris Endeavor, Jason Trawick, mas eles se separaram no início de 2013. “Eu já presenciei alguns namorados que ela teve”, Vo, que parou de trabalhar com Spears por volta de 2012, disse. “Toda vez que eles se aproximam muito, eles desaparecem. Cada vez que ela se aproxima de alguém que poderia mudar sua vida, decisões são tomadas - ‘você está chegando perto demais’. ” Spears começou a se apresentar em Las Vegas; o contrato pagava trezentos mil dólares por noite e exigia que ela permanecesse sob a tutela. Ela geralmente entrava e saía voando para cada apresentação, para garantir que seu novo show não atrapalhasse a vida de seus filhos. “Isso me deixa triste”, disse um ex-estilista de Spears. “Todos nós ainda somos amigos, mas a única que está faltando é ela.”

No ano seguinte, de acordo com os documentos judiciais obtidos pelo Times, Sam Ingham disse a Reva Goetz, a juíza do caso da tutela, que Spears estava descontente com o pai como co-conservador e queria encerrar o acordo. Ingham também disse que Spears estava interessada em se aposentar, mas “acreditava que a tutela impedia isso”. O Times relatou que "os reunidos, incluindo o juiz e os advogados de ambos os lados, levantaram a possibilidade de que o namorado de Spears estivesse provocando seu descontentamento". Seu namorado na época era David Lucado, um tipo de Atlanta que não era de Hollywood e que, depois que ele e Spears se separaram, a defendeu como uma “ótima mãe” e falou contra a tutela. Seu relacionamento com Spears teria terminado quando Jamie comprou um vídeo de Lucado beijando outra mulher e o mostrou para sua filha.

Sam Lutfi afirma que Spears esporadicamente o procurou. “Passamos uns anos sem entrar em contato e, de vez em quando, recebo uma ligação dela em um armário”, disse ele. Ele acredita que ela tem um telefone que é espelhado por seus advogados e que ela liga ou envia mensagens de texto apenas quando pode encontrar outro telefone. “A última vez que ela me ligou, ela estava em Ralphs, em Calabasas”, disse ele. “Depois que ela desligou, recebi uma ligação do mesmo número - é um médico asiático, que disse: 'Uau, isso é surreal, Britney acabou de pegar meu telefone emprestado'. Cinco anos atrás, ela pegou um telefone emprestado na academia e apenas fugiu com ele. " Lutfi disse que a última vez que viu Spears foi em 2015, e que o encontro o deixou preocupado. “Minha opinião é que essa tutela afetou drasticamente a mentalidade dela”, disse ele. Um amigo de Spears disse: “Eles a transformaram em um zumbi. Essa não é a mesma garota. ” Naquele ano, Spears estendeu sua residência em Las Vegas, em um contrato de dois anos no valor de 35 milhões de dólares. Jamie recebera um e meio por cento da receita bruta de apresentações e merchandising.

[Aqui eles falam do insta dela em 2015, 2016 e 2017, o Britney's Gram, o namoro com o Sam, aumento do Wallet, cancelamento da Domination, a carta lida pelo Gallery no Tik Tok e os posts atuais no instagram].

Os fãs começaram a interpretar como uma indicação de que Spears não estava bem ou de que sua equipe a fazia parecer mal para justificar a tutela. Um membro de sua equipe afirmou que, além de “cerca de um por cento” de suas postagens - aquelas que podem incorrer em responsabilidade - Spears tem “controle total” de suas redes sociais. "Alguém diria a ela para colocar essas coisas?" ele disse. “É prejudicial para a marca. Acredite em mim, se eu pudesse, não seria isso que ela postaria. Mas o que quero dizer é que ela não é a prisioneira sem direitos que algumas pessoas do movimento Free Britney estão tentando fazer com que ela seja. ”

[Eles falam do depoimento e citam os destaques do que ela falou].

A falta de controle sobre as decisões médicas de uma pessoa é uma característica fundamental de muitos conservadores - e há muito tempo estava claro que a gestão de Spears desempenhava um papel fundamental em sua vida pessoal. Em 2008, logo após o estabelecimento da tutela, Larry Rudolph disse à Rolling Stone que o próximo passo na recuperação de Spears seria um novo namorado, porque "ela é uma garota de relacionamentos". Trawick, seu noivo no início dos anos vinte e dez, não era apenas seu agente; ele foi formalmente nomeado co-conservador por um tempo. Butcher disse: “Você tem que entender - mesmo quando ela estava livre, quando ela pagou uma conta? Nunca. Quando ela foi capaz de escolher seus amigos? Nunca. Quando ela foi ensinada a confiar em alguém? Nunca. Sempre que ela confia em alguém, a família mancha o nome da pessoa e diz que ela é estúpida por confiar neles."

Parte do silêncio em torno da tutela pode ter sido bem-intencionado: depois de tanta invasão, as pessoas queriam garantir a privacidade de Spears. Uma pessoa da equipe de Spears afirmou que ela havia caído para apenas alguns milhões de dólares quando a tutela foi estabelecida, e aponta para o patrimônio líquido de Spears agora - seus ativos são estimados em mais de sessenta milhões de dólares - como evidência de que cuidou dela interesses. E, quando alguém luta contra uma doença mental, os membros da família podem ter que tomar medidas rígidas que podem não fazer sentido para quem está de fora. Mesmo os membros mais vocais do movimento #FreeBritney, em entrevistas, muitas vezes emitiram declarações de que ninguém além de Spears pode realmente saber a verdade sobre a situação. A equipe de Spears tirou o máximo proveito de tudo isso, selando as audiências do tribunal e envolvendo a tutela em segredo. Butcher, que viu Spears em seu estado mais irregular, notou que um argumento por sua incapacidade seria fácil de fazer sobre qualquer pessoa nas circunstâncias de Spears. “Se você está controlando os medicamentos de alguém e os psiquiatras que os avaliam, você pode construir um caso”, disse ela. “Ela estava com raiva, quebrando coisas. E as pessoas não saberiam o contexto - que era porque eles mantinham as crianças acima dela.”

[Terminam com aquelas opiniões de sempre de advogados falando que a tutela é errada e falando do Jamie contestar a Jodi.]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 109
  • Publicado há
  • Última resposta

Gente o trecho que diz que estão internamente colocando a culpa no Sam (namorado) que ele quer se apoderar da fortuna dela e ta botando coisas na cabeça dela, o mesmo argumento que o NYT descobriu naquele documento sobre o Lucado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diana alterou o título para [URGENTE]: The New Yorker publica peça investigativa sobre a tutela, escrita por Ronan Farrow (escândalo Weinstein) e Jia Tolentino

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...