Ir para conteúdo



O Real Conceito do álbum Femme Fatale


Victor Abreu

Mensagens recomendadas

3e8n.jpg




Britney começou a gravar novas faixas em julho de 2009, enquanto estava em turnê pela Europa. Tendo naquele momento se encontrado em estúdio apenas com Max Martin, ela também estava em negociações para colaborar com diferentes produtores, incluindo Danja, Corte Ellis, Sean Garrett, Scott Storch, Rusko, e Polow Da Don, especulava-se que um primeiro single para um novo álbum seria lançado até à primavera de 2010.



(Britney começou a gravar faixas novas, bem como as faixas do "The Singles Collection", em julho de 2009.)



normal_arrives_at_a_record_studio_in_Stonormal_Leaves_A_Record_Studio_in_Stockho



Em 30/07/2009 a empresa de comércio eletrônico Amazon.com adicionou em seu site um novo CD de Britney, com lançamento para outubro de 2009. Tratava-se da coletânea “The Singles Collection”, lançada em 10 de novembro de 2009, com o bônus de trazer uma nova faixa, “3” produzida por Max Martin, e sendo lançada como o único single para promoção do álbum no dia 23 de Setembro de 2009.



Com o lançamento da coletânea, a agitação dos fãs diminuiu, até o surgimento de novos rumores e de novos produtores, que se diziam, envolvidos no sétimo álbum de Spears. Neste momento a internet pegava fogo com novos rumores e músicas que se intitulavam novas demos para o novo álbum.



importimagesource=FPICFP_4369965_Spears_



Em janeiro de 2010, Britney compareceu em diversas reuniões com Marcella Lago, Darkchild, Fraser T. Smith, Danja e diversos outros produtores, incluindo K. Briscoe que disse, por um bate-papo ao vivo, que esteve em uma reunião com Britney para falar sobre o novo álbum. Ela confirmou que o álbum deveria sair entre setembro e dezembro, e também disse que Britney queria um álbum mais urbano, que Britney poderia gravar com alguns rappers, e que não teria muita produção na voz dela.



Em fevereiro de 2010, foi relatado: Um representante de Britney diz - ao contrário do relato da MTV - que não houve nenhuma discussão sobre a data de lançamento sobre o próximo álbum de Britney. O sétimo álbum de Spears a princípio teve rumores que ia sair em Maio de 2010, mas parece que o circo de Britney não vai agitar novamente até junho"


Em abril de 2010 uma fonte disse: "Honestamente, eu não acho que estar no topo das paradas é uma preocupação para ela. Eu não acho que ela ainda se preocupa com números. A equipe quer fazer uma coisa pop dance euro, mas ela tem outra coisa em mente. Eu não posso dizer até que eu tenha permissão para isso, desculpe. Mas sim, mesmo que ela goste de euro pop, esse álbum é sua obra prima, e eu definitivamente não espero que a "velha" Britney volte agora porque seu conceito original para esse álbum é realmente diferente. Eu não posso dizer! Eu não sei como vai soar o novo álbum, mas eu quero que ela faça sua ideia original."



Em agosto de 2010, Darkchild, que também estava trabalhando com ela disse: "Os fãs de Britney vão ficar muito felizes em poucas semanas!" insinuando sobre o lançamento de uma nova música. Duas noites antes disso, Michaela Shiloh, que trabalha com Darkchild disse que eles estavam tendo uma última sessão com Britney. No entanto, tudo foi negado pelo agente de Spears, Adam Leber, que declarou: "Sem novas músicas agora" (04 de agosto de 2010).



A Sony Music Brasil, em seguida, disse "a previsão para o álbum é para dezembro" e disse que o single seria lançado em breve. (6 de agosto de 2010)



O vocalista do “OneRepublic” e Urban-Hitmaker, Ryan Tedder disse, durante o evento de lançamento da fragrância Big Ralph Lauren no hotel Chateau Marmont, que também estava colaborando no novo álbum de Spears, e que "Unusual You", uma balada do álbum anterior, "Circus" de Britney estava sendo usado como ponto de partida para algumas músicas do álbum, e comentou sobre como a Britney estava pronta para inovar. "Eu sei que 'Unusual You' foi do último álbum e que este foi lançado há dois anos, mas nos foi dada para usar como espécie de ponto de partida.” Tedder disse também que o produtor Max Martin está considerando uma canção que ele produziu com Dan Black. "É psicodélica, alucinante" disse Tedder, acrescentando: “Eu aplaudo a Britney por dizer ‘Nós não vamos fazer o que sempre foi feito’. Eu acho que Britney é uma inovadora. Ela precisa estar um passo à frente, entende o que quero dizer? Você não pode lançar algo que pareça com qualquer outra pessoa.”



Ester Dean disse que Britney queria gravar seu single "Drop It Low" para o álbum. A canção foi produzida por Polow Da Don e se encaixava no conceito urbano que Britney queria.



britney-spears-marmalade-cafe-01.jpg




Em setembro de 2010, Teresa LaBarbera organizou um acampamento de compositores, direcionado ao novo álbum de Spears. De acordo com as mensagens enviadas por Teresa, os seguintes compositores participaram do acampamento: Neon Hitch, Nervo Sisters, K. Briscoe (The Outsyders), Toby Gad, Jewel, Evan Kidd Bogart, Eric B, Oak Felder, Andrew Wansel e Famties — não sabemos se todos estes nomes estavam focados no álbum de Spears ou em projetos paralelos, mas alguns deles haviam revelado em entrevistas que estavam produzindo canções para Britney.



15.08.09+-+Britney+voltou+a+visitar+o+es



Parecia que Britney estava pronta para promover e fazer alguns shoots para revistas e entrevistas durante esse tempo. Havia mais uma vez os rumores do lead-single ser lançado em setembro de 2010, mas isso não aconteceu.



Por volta do final de setembro e início de outubro de 2010, a A&R de Britney, Teresa LaBarbera, produtora executiva do “Circus”, e atual produtora executiva do novo álbum, deixou a Jive Records, e foi contratada pela a Columbia Records, a partir daí não teve mais nenhum envolvimento com o álbum de Spears. Teresa imediatamente começou a trabalhar no álbum novo de Beyonce, "4". É especulado que algumas músicas do álbum de Beyonce foram originalmente destinados para Britney. Muito dos produtores do álbum da Beyonce, também tinham gravado inicialmente com Britney antes que isso acontecesse. Nessa época Dr. Luke e Max Martin entram para a produção executiva do álbum.



No final de setembro de 2010, foi anunciado que Max Martin e Dr.Luke seriam co-produtores executivos do novo álbum. A partir deste momento, o álbum mudou de direção e se tornou o Femme Fatale que conhecemos hoje. Distante da ideia inicial que Britney tinha para ele, e transformado na última tentativa da Jive Records se salvar. A Jive estava com graves problemas financeiros e precisava de um grande sucesso para poder se estabilizar. Então foi criada praticamente uma fórmula do sucesso, juntou-se: Dr. Luke, um genuíno hitmaker, responsável por quatro das dez músicas que estavam no Top 10 da Billboard naquele momento; Max Martin, premiado hitmaker e produtor de alguns dos maiores sucessos dos últimos anos e Britney Spears, que preparava um aguardado álbum, com a promessa de ser um dos melhores da sua carreira.



Após isso, o gerente da Britney disse que a gravação do álbum estava apenas começando, desmentindo o que se sabia, de que Britney esteve gravando há mais de um ano, e que já estava em contato com muitas pessoas para se trabalhar.


"Possivelmente bem no começo ainda. Nós temos algumas faixas incríveis. Sem data de lançamento definida." (Outubro de 2010)



No final de outubro de 2010, um relatório sobre uma canção R&B gravado para o álbum, chamada "Pleasure You", veio à tona, dando mais uma prova sobre o conceito urbano de Britney. Embora sua existência tenha sido negada por sua gestão, a música vazou dois anos depois (2012). "Uma nova faixa de Britney Spears para seu próximo álbum foi tocada exclusivmente para o RadarOnline. A sensação do pop tem planos para liberar "Pleasure You" - Uma música de três minutos em que Spears permanece fiel a si mesma e canta sobre ser submissa, ser um servo e fazer o que for preciso para agradar o seu homem. A faixa foi tocada ao RadarOnline por uma fonte ligada à cantora.” - “A batida da canção é suave e lenta, curiosamente, como a de uma canção R&B - uma mudança monumental para a estrela do pop.”



O vazamento enfureceu os chefes da gravadora de Spears, Jive, que ficaram surpresos quando informados da liberação não autorizada. "Estamos totalmente inconscientes sobre a música que está sendo divulgada." disse um representante da JIVE à RadarOnline. "Nós não sabemos como a música ou qualquer outra canção de outro artista poderia ser lançada. Nós estamos prestando atenção!" - (25 de outubro de 2010)



No início de novembro, Dr. Luke disse que ainda não tinha começado a trabalhar com Britney, mas confirmou que começaria com ela no final do mês. Ele também disse que queria ficar fazendo "o que funciona" em vez de deixá-la experimentar. Ele afirmou: "Principalmente o que eu quero fazer é.... o que eu fiz, e sei que funciona. O que nós fizemos, isso funciona! Mas quero fazer com que soe um pouco diferente. Em alguns aspectos, eu quero parecer mais "difícil"... talvez ir um pouco mais fundo na música eletrônica, suja." e "Estamos no início do processo."



Um ano antes disso, o empresário da Britney, Larry Rudolph, estava trabalhando em vários projetos com Dr. Luke, incluindo a procura de um novo grupo feminino (Que descobrimos em 2013 ser o grupo “G.R.L.”, uma releitura do grupo The Pussycat Dolls). A parceria, pode ter sido uma das razões que permitiram com que Dr. Luke fosse capaz de forçar a fazer o álbum de sua forma e tomar o controle dele. Apesar de Britney ter confirmado mais tarde que ela gravou pelo menos 50 músicas para o álbum e ter usado algumas canções gravadas inicialmente (I Wanna Go, Criminal e Up'n Down), a maioria das músicas que apareceram no Femme Fatale foram gravadas entre Dezembro de 2010 até Março de 2011, momento que Dr. Luke tomou as rédeas. Algum dos colaboradores que trabalharam com Britney falaram sobre isso. "Eles são praticamente empregados do Dr.Luke, que é um cara muito grande no negócio da música. Ele foi colocado no comando do álbum de Britney, por ser o produtor executivo em todas as coisas de Katy Perry e Ke$ha, todos sabem que ele faz com que as coisas funcionem, juntamente com Max Martin." - "Eles estão fazendo a produção executiva do álbum de Britney, então não há nenhuma maneira do álbum não ter hits com eles." (Dezembro de 2010)



Rusko, que estava trabalhando com Britney, em seguida disse: "A maioria do trabalho de produção é feito sobre a especulação. Alguns outros produtores fizeram grandes coisas, bem diferentes, mas no final eles decidiram ir com Dr. Luke. É uma pena realmente... acho que fizemos algo diferente e emocionante, mas esse é o nome do jogo!



Outro produtor comentou dizendo: "Dr.Luke é produtor executivo e ele deixa dentro e deixa fora o que ELE gosta" (29 de Janeiro de 2011)



Danja, disse como Britney queria que o álbum soasse quando eles se encontraram um ano antes de tudo isso acontecer, ela disse especificamente que queria que fosse mais urbano e não um álbum de dança. Ele disse:


"Sobre Britney, eu não tenho muitas notícias, mas eu estou sempre criando alguma coisa" - "Ela ainda tem músicas a gravar, mas vamos ver o que acontece." "Eu apenas tomei o meu nível de controle. Eu só queria ter certeza de que isso ainda é contundente e continua com a mesma energia que as pessoas ouviram, mas bem atual". "Eu não sei o que o álbum de Britney vai acabar se tornando, mas vamos ver. Nós tivemos uma reunião faz quase um ano, e ela queria um som urbano, contundente, não algo dance. Danja também disse que ele está em conversa com ela sobre as músicas que tem potencial para serem incluídas em seu álbum ainda sem título. (14 de Janeiro, 2011)



Britney nem sequer tinha se encontrado com Dr. Luke em pessoa para gravar, até o fim de 2010, sendo que o álbum já tinha tomado forma no início de 2010 de acordo com diversos produtores que já haviam se encontrado com Britney.



O conceito original para o álbum era aparentemente algo realmente Urban , e talvez algo até mais hip-hop. Esta foi uma ideia de Britney, a Jive até mesmo deixou-a gravar algumas músicas, mas eles realmente não gostaram de como foi se transformando, e então queriam algo mais convencional, que fizesse sucesso nas rádios, o que pode explicar a falta de letras de Britney no álbum.



Aparentemente, tudo que havia sido feito no acampamento acabou sendo demolido com a saída da Teresa Labarbera, e o álbum mudou totalmente a direção indo a atual "encarnação" que temos hoje.



O álbum realmente estava previsto para ser lançado no final de agosto de 2010, mas a gravadora se sentiu desconfortável sobre como o álbum era e decidiu ir em uma nova direção. Lembra quando Darkchild disse que os fãs de Britney ficariam felizes em poucas semanas? Claro que ele seria o primeiro a falar: o seu material era o mais parecido com a vibe original do álbum. O álbum seria muito próximo as faixas He About To Lose Me e Don’t Keep Me Waiting, e também faixas Pleasure You e até Every Day, música composta pela Britney vazada no final de 2011, faixas que evidênciam que Britney queria uma direção urbana e experimental, mais uma vez antes de ser forçada a mudar o álbum, mas quando Dr. Luke e Max Martin assumiram as funções de produção de quase todas as músicas, e as de outros produtores foram rejeitadas, foi aí que a maior parte do álbum "se mudou" para o eletro dance pop.



Creio que a explicação mais aceitável para o álbum que temos hoje, é que a direção do álbum foi mudada devido aos problemas financeiros, que levaram a Jive à fundir-se a RCA, no ano seguinte. Isso fez com que eles quisessem um álbum sucesso nas rádios, com os produtores tradicionais que iriam garantir sucessos sem correr muitos riscos, a fim de maximizar seus lucros. Isso também aconteceu com o Circus, com Britney descrevendo-o como um clima urbano, tendo trabalhado com muitos produtores de hip-hop (Lil Jon, Sean Garrett, The Underdogs e etc...) e tendo escrito muito, o álbum teve de mudar devido a pressão de sua gravadora e gestão, para se tornar mais "seguro" para seu retorno, embora ela tenha escrito para todos os seus álbuns, Britney já tinha tomado o controle criativo do "In the Zone" e "Blackout" desde o início, fazendo parte da produção e da escrita. A mudança na direção do conceito de Britney no "Femme Fatale" também poderia ser uma das principais razões para a falta de promoção do álbum, e meio que tendo feito a Britney se desinteressar pelo material final.



Espero que agora em 2013 a Britney consiga fazer o seu tão desejado álbum urban, e que nada nem ninguém a atrapalhe.


_______________________________________


*Este texto é inspirado em uma conspiração baseada em um outro tópico de outro fórum (http://tinyurl.com/conceitoFF) que por sua vez é a tradução de um tópico original do Exhale. Ele já passou por diversas modificações, inclusive eu enriqueci o texto com diversas informações novas ontem enquanto eu o estava preparando, demorei cerca de 6 horas para finalizar o texto. Não sei se já foi postado aqui, caso não tenha sido, aproveitem!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 86
  • Publicado há
  • Última resposta

Muito interessante e pela lida por cima que eu dei (depois volto a ler com calma) foi criada uma polêmica inútil em torno disso.

Pq pelo que eu me recordo de produtores falando, da Britney mesmo etc, o Femme Fatale saiu exatamente como deveria sair. Não sei de onde que tiraram a ideia de que seria um álbum com musicas como Let Go por exemplo, partindo do pressuposto de quais produtores estavam envolvidos, pra quem foi dada autonomia na produção executiva etc.

O Femme Fatale é um album de musica DANCE fantástico, com momentos de Hip Hop, Rnb, EuroPop e Dubstep brilhantes, até elemento folk o album tem. Não sei pq esse desgaste com isso.

A musica mais generica ali é TTWE o que eu nem acho ruim, pq foi um ótimo single e no fim, foi o que "vendeu" o Femme Fatale pro grande público já que HIAM foi um Lead single bem arriscado para aquele momento, pq soava um pouco melodica em alguns momentos, comparada as musicas do genero que tocavam na epoca. I Wanna Go é Fresh e Criminal foi uma doce surpresa.

O instrumental do Femme Fatale é "bem louco" e forte comparado a qualquer album do genero lançado no mesmo período, aliás, como toda produção da Britney que eu reconheço como os melhores instrumentais do genero disparado.

Se a direção mudou ou não, são suposições. Nunca saberemos isso. Mas desde o inicio das gravações em 2009, era visível o rumo que o album tomaria e que no fim tomou.

Só não viu quem ainda acredita na Britney fazendo um album acustico pra provar sabe lá o que para sabe deus quem., se a proposta dela NUNCA, por 15 anos, foi essa rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nha, não lembrava de algumas coisas,e realmente, o que ela esta fazendo agora é o que ela queria fazer com o Femme Fatale, e eu não tenho dúvidas que ela vai arrazar nessa era, que vai ser, finalmente, como ela quer!

Não sei se terei estruturas :134:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante e pela lida por cima que eu dei (depois volto a ler com calma) foi criada uma polêmica inútil em torno disso.

Pq pelo que eu me recordo de produtores falando, da Britney mesmo etc, o Femme Fatale saiu exatamente como deveria sair. Não sei de onde que tiraram a ideia de que seria um álbum com musicas como Let Go por exemplo, partindo do pressuposto de quais produtores estavam envolvidos, pra quem foi dada autonomia na produção executiva etc.

O Femme Fatale é um album de musica DANCE fantástico, com momentos de Hip Hop, Rnb, EuroPop e Dubstep brilhantes, até elemento folk o album tem. Não sei pq esse desgaste com isso.

A musica mais generica ali é TTWE o que eu nem acho ruim, pq foi um ótimo single e no fim, foi o que "vendeu" o Femme Fatale pro grande público já que HIAM foi um Lead single bem arriscado para aquele momento, pq soava um pouco melodica em alguns momentos, comparada as musicas do genero que tocavam na epoca. I Wanna Go é Fresh e Criminal foi uma doce surpresa.

O instrumental do Femme Fatale é "bem louco" e forte comparado a qualquer album do genero lançado no mesmo período, aliás, como toda produção da Britney que eu reconheço como os melhores instrumentais do genero disparado.

Se a direção mudou ou não, são suposições. Nunca saberemos isso. Mas desde o inicio das gravações em 2009, era visível o rumo que o album tomaria e que no fim tomou.

Só não viu quem ainda acredita na Britney fazendo um album acustico pra provar sabe lá o que para sabe deus quem., se a proposta dela NUNCA, por 15 anos, foi essa rs

Concordo com tudo que disse e pra mim o Femme Fatale é album otimo , nao irei cuspir no prato que comi :clo18:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...