Ir para conteúdo


[CRITICA] Work Bitch vs. I Wish - Spoiler: Work Bitch é genial


GabrielAmaral

Mensagens recomendadas

Oi gente, tudo bem com vocês? Sabrina Sato Feelings.
Tem um site que eu simplesmente AMO chamado Conversa Cult, é sobre assuntos em geral, mas principalmente sobre livros e escritores <3 Essa semana eles fizeram uma coluna sobre Work Bitch e I Wish da Cher Lloyd, um comparativo sobre as músicas, sobre a letra e tudo mais. Eu realmente adorei. Por não ser um site da Britney eles falam sem medo da música, mas não jogam shade, falam bem da música e tals, vale a pena ler.... E eu ainda dei uma opiniãozinha lá. Fui suuuuper imparcial, lógico. O legal é ver o site falando sobre ela assim de forma gratuita <3 Seria legal se vcs comentassem lá pra eles verem que posts da Britney bombam HUHASUHASUHSAHSA Enfim... taí:

Então eu estava aqui, com meu irmão, falando um monte de coisa sem sentido para variar e decidimos analisar Work Bitch da Britney Spears vs. I Wish da Cher Lloyd. Não, não estávamos fazendo bullying com a Cher Lloyd (nós sabemos que é uma comparação beeem injusta). Mas não é nem questão de fama ou qualidade. Depois de comparar a música da Miley Cyrus com a da Selena Gomez, acho que gostei demais de ver o que a música pop está nos dizendo. E um spoiler: ela está nos mandando trabalhar.
Leia a letra de I Wish enquanto escuta Work Bitch, porque é uma experiência maravilhosa ver a menina "ai, queria isso, queria aquilo, queria não sei o que..." com a outra falando em resposta: "work, bitch!"
I Wish - Cher Lloyd
I Wish: Letra com tradução.
Minha primeira reação a I Wish foi uma certa recusa, porque é claro que a música está repaginando aquela Dilemma, do Nellt feat. Kelly Rowland. Aliás, parece que toda a música pop tá copiando aquela moda de remakes do cinema em 2011. Mas tá. Eu escutei bastante e toda santa vez a letra me irrita. Cher Lloyd assumiu oficialmente a carapuça de recalcada e está fazendo de tudo para entrar no mercado americano. E como ela faz isso? Dando uma de garota não-popular que usa nike, mas na verdade queria ser igual a todas as outras...
*(ah, e parando de fazer rap, o que ela faz bem, e se rendendo aos feats)
E a parte ruim não é nem criar uma música que se conecta com o momento de insegurança que você quer jogar tudo para o alto e falar "queria que tudo fosse perfeito!" O problema é como isso acaba desenvolvido:
1- Ela quer mudar o próprio jeito, está rejeitando totalmente as garotas que usam Nike como não dignas de conseguir o garoto;
2- Incentiva essa ideia de que o bom é ter dinheiro pra gastar em compras, ter uma pele maravilhosa, ser alta, ser BURRA (...), sendo que é algo que ela NÃO gosta;
3- Que você precisa de um garoto, e precisa mudar por esse motivo;
4- Ainda tem o cara falando que gostaria de ver a garota pelada, mas se não tiver do jeito que ele quer, tem várias para substituir.
5- Ter tudo isso como mágica!
Só de exemplo para ajudar a comparar: Ela poderia ter, sim, falado sobre esse momento de fraqueza de "quero tudo perfeito!" Mas seria uma letra MUITO melhor se o perfeito dela fosse: queria que o cara gostasse de mim como eu sou, queria um modo dele ver que eu também sou especial, queria poder ficar com ele sem tanta pressão (afinal, ela se sente pressionada a mudar e ele se sente pressionado a manter a fama de "pegador").
Mas nada de desafiar o padrão que está fazendo mal para ela. Pelo contrário, ela quer se forçar a fazer parte dele. Num passe de mágica.
Tem mais tantas coisas erradas na letra dessa música... Vale a pena parar pra pensar.
Work Bitch - Britney Spears
Work, Bitch: Letra com tradução.
A simplicidade de Work Bitch é tão grande que... é até difícil expressar. Veja com os próprios olhos esse trecho da letra: "Work, work, work, work Work, work, work, work Work, work, work, work Work, work, work, work." Não é de dar lágrimas nos olhos? Deve ter levado horas de trabalho duro para chegar a essa estrofe. E a pior parte é que deve ter levado mesmo.
"You wanna You wanna You want a hot body? You better work bitch" (se fosse You wish... ficaria perfeito!)
Fiquei curiosa para ver os responsáveis pela composição e são... 6 nomes. Incluindo até o will.i.am. O que tem de tão genial?
1- Primeiro que tem a ver com a nossa época, pesquise um pouco sobre geração Y. Isso se encaixa totalmente no conceito de fazer o que você quer - e na cultura de ralar muito para isso.
2- Ela pega o conceito de born this way (nasci assim e me amo) que vem sendo trabalhado na cultura pop nos últimos anos, Firework por exemplo, e dá uma repaginada com seu "Eu sou poderosa, se quiser me alcançar vai ter que ralar muito."
3- Essa tendência pós a fase born this way de empoderamento tem crescido (Roar: cause I am a champion and you're gonna hear me roar), mas ela se destaca por, em vez de se colocar na luta, aparecer já como a toda poderosa. As outras é que lutem ralem muito pra chegar lá!
4- A música serve pra pular no show com a mão pro alto, como hino de trabalho, pra academia, pra pista de dança e pra espantar recalcada.
5- É um ótimo posicionamento na brigas de divas e quase uma resposta direta para esse bando de diva pop que tem por aí.
6- E mostra que tem que ralar para conseguir o que quer, em vez de esperar o gênio da lâmpada aparecer.
O único lado que eu questionaria é a definição de "perfeito" dela. Assim como a Cher Lloyd, envolve ter um corpo gostosão e ter dinheiro. Mas o contexto de empoderamento aqui é tão bom que isso pode ser "metaforizado" para seja lá qual for o seu objetivo. O que você considera vida boa.
Então... de um lado Cher Lloyd deseja que tudo caia do céu para conseguir agradar um homem, enquanto a Britney tem o que quiser e manda as outras ralarem para chegar lá.
Vamos ouvir os aplausos. Britney merece.
-dana martins
obs: não estou dizendo que todo a genialidade de Work, Bitch tenha sido consciente.

Matéria original: www.conversacult.com.br/2013/10/work-bitch-vs-i-wish-spoiler-work-bitch.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a musica é simples, letra simples, não precisa de grande analise, trabalhe pra conseguir as coisas, fim.

eu no começo quando saiu um pedaço da letra até pensei que fosse sobre ostentação, mas nem é, ela nem diz que tem as coisas, ela so fala que se vc quiser as coisas, trabalhe.

sem magica, sem frescuras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...