Ir para conteúdo



THE NEW YORKER: Como Britney Spears se libertou, e o que vem agora


Luiiz

Mensagens recomendadas

por Jia Tolentino

Britney Spears está livre. Ou, pelo menos, depois de uma decisão do tribunal na última sexta-feira, Spears poderá se valer de liberdades rudimentares que a maioria de nós considera garantidas, mas que foram negadas a ela durante os treze anos em que viveu sob uma tutela de sucessões. Ela poderá tomar suas próprias decisões médicas, assinar seus próprios contratos e gastar seu próprio dinheiro. Ela agora enfrenta uma batalha legal com aqueles que já administraram sua vida e dinheiro, incluindo seu pai e ex-conservador, Jamie Spears, e sua ex-gerente de negócios, Lou Taylor, que, junto com sua empresa Tri Star, resistiu aos esforços do advogado de Spears , Mathew Rosengart, para obter seus registros financeiros.

Este momento é a culminação de muitas coisas, incluindo um longo e coordenado empurrão por parte do fandom de Spears, cujos membros mais dedicados têm hasteado a bandeira "Free Britney" por mais de uma década. Mas o fim da tutela de Spears aconteceu, acima de tudo, por causa dos esforços de Spears. Desde o início, ela luta para se libertar. No início, ela tentou escapar da vigilância para contatar advogados que pudessem ajudá-la e passar mensagens para a mídia por meio de um amigo. Nos últimos anos, ela disse a um investigador do tribunal que acreditava que a tutela era uma "ferramenta opressora e controladora contra ela" e que estava sendo explorada - afinal, ela estava pagando seus próprios tutores e seus advogados, muitas vezes milhões de dólares todos os anos.

Em abril, Spears pediu para se dirigir ao tribunal diretamente. Em 22 de junho, um dia antes da audiência, ela ligou para um centro de despacho do 911 - parte de um esforço tenaz naquele dia para dizer à polícia que ela foi vítima de abuso. Depois de dirigir para uma delegacia de polícia do condado de Ventura para fazê-lo pessoalmente, ela foi informada de que nenhum policial estava imediatamente disponível. Ela fez uma segunda ligação e foi para casa, onde um sargento e um policial a encontraram no final da tarde. Michael McConville, o sargento, já havia conhecido Spears antes. Um ano antes, ele havia acompanhado o pessoal do serviço de proteção para adultos quando eles responderam a uma ligação solicitando um exame de bem-estar de Spears. Depois de inicialmente se recusar a falar, Spears se animou quando ele elogiou sua maternidade, dizendo a ela que ele conheceu seus filhos durante uma outra ligação não relacionada. Quando McConville chegou em junho em resposta ao pedido de Spears, "ela estava apenas chateada", disse ele. “Eu não sei o que fazer”, McConville lembrou Spears dizendo a ele e a seu namorado Sam Asghari. “Estou presa - sinto que não sou capaz de fazer nada por causa da tutela.” McConville perguntou a Spears quantos anos ela tinha. "Trinta e nove", ela disse. "Por que ela não assumiu o controle de sua vida?" McConville se lembra de perguntar. “E ela olhou para mim e disse:‘ Como faço isso?’”

Desde então, Spears parece ter respondido a sua própria pergunta. No dia seguinte, ela disse ao tribunal que seus conservadores procuraram “escravizá-la”, forçando-a a trabalhar e recusando-a até mesmo as formas mais fundamentais de autonomia; eles até negaram seu pedido para remover um DIU. A agência de crimes graves do escritório do xerife do condado de Ventura considerou abrir uma investigação de tráfico humano, mas desistiu do assunto depois que Spears e seu advogado se recusaram a prosseguir com a conversa. No entanto, após o testemunho fascinante de Spears no tribunal, a tutela rapidamente começou a se desfazer. No início de julho, o The New Yorker publicou seu relatório sobre os eventos em torno da criação da tutela. (O The Times havia lançado um documentário anteriormente e continuou a reportar sobre o caso.) Nos dias que se seguiram, o antigo gerente de negócios de Spears, Larry Rudolph, renunciou, seguido por Samuel Ingham, o advogado nomeado pelo tribunal que a representava, pelo menos no papel, desde 2008. De acordo com uma pessoa intimamente envolvida com a equipe de Spears, seus membros restantes decidiram se unir em torno de Spears. “Jamie é o único que sobrou no Team Jamie”, disse a pessoa. Spears estava focada em conseguir um novo advogado, e os membros restantes da equipe - incluindo um agente e um executivo da empresa que administrava sua mídia social - decidiram ajudá-la a manter uma representação legal nova e mais vigorosa. O agente já havia negociado com Rosengart, um ex-promotor federal que também representou Julia Louis-Dreyfus e Steven Spielberg, e o nome de Rosengart foi passado para Spears. Em meados de julho, Rosengart apresentou uma petição ao tribunal para permitir que Spears escolhesse seu próprio advogado. Depois que Spears o contratou, Rosengart começou a pressionar pela remoção de Jamie da tutela. Em setembro, Jamie, em vez de renunciar, entrou com uma petição para que a tutela fosse totalmente encerrada.

Spears, se comunicando com o público por meio de seu Instagram, parecia ter se libertado recentemente. Depois que Rosengart se tornou sua advogada, ela postou um vídeo dela mesma fazendo piruetas, escrevendo, “Nova com representação de verdade hoje. . . Sinto GRATIDÃO e ABENÇOADA !!!!” Sob um gráfico que dizia “Tome-me como eu sou ou BEIJE MEU RABO, COMA MERDA E PISE EM LEGOS”, Spears escreveu, “Essa tutela matou meus sonhos. . . então tudo o que tenho é esperança, e esperança é a única coisa neste mundo que é muito difícil de matar. ” Ela postou fotos de topless, fotos de sua bunda com a legenda "Aqui está minha bunda", uma imagem de uma rosa no cano de uma arma, um vídeo de um homem acenando uma bandeira rosa que dizia "FREE BRITNEY". Em setembro, ela anunciou que ela e Asghari estavam noivos.

Poucos dias antes da audiência na sexta-feira que encerrou a tutela, Spears escreveu, em uma legenda agora excluída, que ela não “rezou por algo mais do que isso em minha vida”. Asghari postou fotos dos dois combinando com camisetas da “Free Britney”. No dia da audiência, membros do movimento Free Britney se reuniram do lado de fora do tribunal e penduraram bilhetes para a cantora em uma árvore de Natal rosa. Eles pediram ao público para ouvir o single "Stronger" de Spears, de 2000, no qual ela cantava: "Eu não sou sua propriedade a partir de hoje, baby / Você pode pensar que eu não vou conseguir sozinha / Mas agora eu sou mais forte do que ontem / Agora não é nada além do meu jeito." No YouTube, no videoclipe “Stronger”, houve comentários o dia todo, desejando e celebrando sua liberdade. O refrão dessa música reescreve a letra que tornou Spears de dezessete anos famosa: ela canta, triunfante, "Minha solidão não está mais me matando."

Mais audiências acontecerão, incluindo uma para atender aos pedidos dos pais de Spears para que ela pague seus honorários advocatícios. Rosengart, por sua vez, planeja levar ao tribunal as violações da privacidade e finanças de Spears durante a tutela. Ele emitiu intimações para Jamie Spears (que, afirmam os registros legais de Rosengart, ultrapassou "limites insondáveis" em seu controle e vigilância de sua filha) e Taylor, a ex-gerente de negócios.

Rosengart acredita que a disposição de Jamie em encerrar a tutela tem como objetivo fugir da responsabilidade e, de fato, os advogados de Jamie agora argumentam que nenhuma outra descoberta legal relacionada ao seu tempo como tutor é necessária. A empresa de Taylor, Tri Star, não cumpriu as intimações e ignorou os pedidos de Rosengart para produzir uma cópia do contrato de gestão que assinou com o espólio de Spears e fornecer um valor das receitas totais que Spears pagou à Tri Star. De acordo com um pedido de um dos advogados da Tri Star, Rosengart disse que estava preparado para "descarregar" publicamente na empresa, "sem restrições". EEm cartas recentes para a Tri Star, Rosengart acusou Taylor e sua empresa de "obstrução e ofuscação", argumentando que a falha em fornecer informações básicas a um ex-cliente sobre suas próprias contas "leva à conclusão infeliz e inexorável de que a Tri Star tem muito a ocultar."

Spears ainda está em uma posição profundamente difícil, apesar, e talvez por causa de, seu novo controle sobre sua vida. Se Spears agir de alguma forma que possa ser interpretada como irresponsável, isso pode ser visto, em batalhas legais por vir, como uma prova de que ela não pode lidar com a própria vida. Em agosto, os registros da polícia mostram que ela fez três ligações para a polícia que posteriormente foram canceladas, e a polícia também foi enviada para sua casa depois que ela foi acusada de danificar o telefone de uma governanta. (O assunto foi encaminhado ao gabinete do procurador distrital, que não apresentou queixa). Em meados de outubro, Spears escreveu no Instagram: “Vou ser honesta e dizer que esperei tanto tempo para me livrar da situação que estou dentro . . e agora que está aqui estou com medo de fazer qualquer coisa porque tenho medo de cometer um erro !!! ” Ela tinha acabado de recuperar a liberdade de dirigir, pela primeira vez em treze anos, e os paparazzi a perseguiam, “como se quisessem que eu fizesse algo maluco”.

O caso de Spears iluminou o dilema impossível em que os conservados às vezes podem se encontrar: uma vez que uma pessoa foi formalmente considerada incapacitada, ela pode perder a oportunidade de provar sua capacidade. Poucas pessoas que desejam lutar contra sua tutela têm a chance de mostrar que são capazes de fazer mais do que seus conservadores imaginam. “Existem centenas de milhares de outras Britneys nos Estados Unidos, pessoas que não são famosas, mas que merecem os mesmos direitos que todos consideramos garantidos - até que eles sejam retirados”, disse Jonathan Martinis, diretor sênior de direito e políticas em um centro da Syracuse University para os direitos das pessoas com deficiência. “O #FreeBritney não pode acabar com Britney sendo livre.”

Fonte: https://www.newyorker.com/news/news-desk/how-britney-spears-got-free-and-what-comes-next

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Publicado há
  • Última resposta

Mas gente, foi a própria equipe que largou o Jamie e foi atrás do Rosengart? Será que dá pra acreditar nisso?

Não deixa de fazer sentido, já que ela só podia se comunicar com a corja e mais ninguém. Nesse cenário não dava pra entender mesmo como que ela conseguiu falar com o reizinho pra pedir ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse ponto sobre como ela conseguiu o advogado novo. E só me faz ser ainda mais firme que ela precisa renovar toda a equipe, pois isso foi coisa de gente vendo que o navio já estava afundado e não ia junto por causa de um caipira burro como o Jamie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Jubs disse:

Bem interessante esse ponto sobre como ela conseguiu o advogado novo. E só me faz ser ainda mais firme que ela precisa renovar toda a equipe, pois isso foi coisa de gente vendo que o navio já estava afundado e não ia junto por causa de um caipira burro como o Jamie.

Sim, o povo ficou tão feliz que poucos se questionaram como Britney conseguiu esse advogado. A fic da Madonna ter ajudado se espalhou e compraram essa ideia.

Depois dele entrar tudo andou rápido demais. E com o possível encontro dele com o Cade...

Espero que tudo que aconteceu nesses últimos meses não tenha sido um show pra acabar com o movimento, recomeçar a carreira da Britney e salvar o sistema de curatelas de mais atenção negativa. Uma cortina de fumaça bem formada.

 Se a tal investigação contra Jamie, Lou e TriStar minguar, já dá pra ter uma noção do que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Dragon disse:

Sim, o povo ficou tão feliz que poucos se questionaram como Britney conseguiu esse advogado. A fic da Madonna ter ajudado se espalhou e compraram essa ideia.

Depois dele entrar tudo andou rápido demais. E com o possível encontro dele com o Cade...

Espero que tudo que aconteceu nesses últimos meses não tenha sido um show pra acabar com o movimento, recomeçar a carreira da Britney e salvar o sistema de curatelas de mais atenção negativa. Uma cortina de fumaça bem formada.

 Se a tal investigação contra Jamie, Lou e TriStar minguar, já dá pra ter uma noção do que aconteceu.

Eu queria muito saber de onde surgiu essa história da Madonna pois todos os lugares confiáveis falavam que ela depôs em um processo com o Sean Penn, o contato dela com o atual advogado da Britney foi como testemunha. Vi falarem que ele trabalhou para ela e isso é mentira. Acho indiscutível o quão esperta a Madonna é, acho muito dificil que ela tendo uma participação direta nesse caso, ela ficaria calada...

Bom, eu acho que não vai a esse extremo porque o Matthew me parece ser alguém com uma carreira, muito a perder para participar de uma cortina de fumaça. Acho que a equipe via o quão fora dos limites e descarado era o Jamie, que é bem mais lucrativo deixar esse assunto morrer. O meu ponto é que não foi feito porque a amam mas sim por estar tudo indo longe demais, com a cabeça deles no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...