Ir para conteúdo


(Relembre) 2011 - Quando Empresa processou a Marca Britney Spears por quebra de contrato (Texto longo)


_deludedbritney

Mensagens recomendadas

Antes de James se transformar em "dono" de toda a vida pessoal e financeira de Britney, se "tornando" ela em termos de decisões, a própria Britney já tinha sua linha de cosméticos.

Em 2011, Britney Spears (pessoa jurídica) foi processada pela empresa Brand Sense Partners, contratada inicialmente em Setembro de 2003 para ser a intermediária dos negócios entre a Marca Britney Spears (MBS daqui pra frente) e Elizabeth Arden (EA, daqui pra frente), ou seja: era quem ajudava nos acordos de licenciamento, marketing, parcerias e estratégias de negócios.

Nos contratos acordados em 2004 consta que a empresa deveria receber 35% de comissão do lucro que viria a ser gerado pelos produtos licenciados que surgissem dessa colaboração entre MBS x EA.

As fragrâncias (e produtos relacionados*) lançadas entre a parceria das marcas até aquele momento foram 9: Curious (Setembro de 2004), Fantasy (Setembro de 2005), In Control Curious (Abril de 2006), Midnight Fantasy (Dezembro de 2006), Believe (Setembro de 2007), Curious Heart (Janeiro de 2008), Hidden Fantasy (Janeiro de 2009), Circus Fantasy (Setembro de 2009) e Radiance (Setembro de 2010). *Cada um desses perfumes geralmente possui sabonete, bodyspray, loção hidratante, gel de banho, batom e gloss labial, perfume sólido (em pomada, em caneta). Alguns possuem kits com bolsas, nécessaires, pomada e spray para cabelos, esmalte, entre outros cosméticos e produtos. 

Toda via, O pai de Britney disse que a comissão de 35 por cento era muito alta e que sua filha não queria pagá-la. Esses 35% parecia ser dinheiro demais para James Spears gastar com uma empresinha de negócios qualquer, e por isso ele decidiu que repassariam os valores "por fora", sem avisar a empresa intermediária. É aí que vem o processo. 

O processo afirma que James Spears "secretamente fez um acordo separado com Elizabeth Arden em um esforço sorrateiro e dissimulado para contornar e fugir de suas obrigações para com a Brand Sense". Além de reivindicar danos “consequentes e incidentais” de mais de US$ 10 milhões, a Brand Sense buscava danos punitivos “com base na natureza irresponsável, intencional e opressiva” da conduta de Spears.' 

---

Nos documentos judiciais, vazados pelo TMZ, Brand Sense alega que James prometeu manter o contrato, mas pediu que o acordo fosse modificado. Os valores gerados pelos produtos seriam enviados diretamente da EA para a MBS (sem passar pela Brand Sense, como era antes por contrato), e que a porcentagem que a Brand Sense receberia, seria transmitida diretamente a eles, também pela EA.

De início, eles até aceitaram o acordo, que foi confirmado pelo advogado de Britney (hehehe, esse Samuel sempre nos rolos né?).  

O problema foi que, mesmo sem romper com a Brand Sense, James fez um novo acordo diretamente com a EA, referente ao licenciamento de fragrâncias, enquanto o contrato da Brand Sense entre as empresas MBA e EA, sobre o licenciamento também de fragrâncias, ainda estava em vigor. 

Ou seja, eles não poderiam ter a certeza de que o que estavam ganhando eram os 35% de comissão, já que não teriam acesso as informações sobre lucros, apenas recebendo o que fosse enviado a eles. Eles só ficaram sabendo do "esquema" (como chamam no processo, "esquema ardiloso e fraudulento") por conta de um aviso vindo da empresa EA em 16 de Fevereiro de 2011, que dizia que a comissão referente a fragrância Radiance não seriam repassados a Brand Sense devido ao novo acordo secreto entre EA e MBS/James Spears, efetivado em 1 de Janeiro DE 2010!!!

Eles declaram que esse novo contrato é uma fraude pois, entre outras coisas, chutaria os serviços da Brand Sense, que "tem trabalhado de forma dedicada e com sucesso, apesar de todas as adversidades ocorridas na vida pessoal da Srta. Spears, com um esforço que gerou milhões", e que continuaram a trabalhar sob o acordo feito com Britney pelo bem de sua marca, para no fim das contas serem "enganados pelo Sr. Spears e/ou seus representantes).

---

Claro, quando o mundo da mídia foi divulgar o processo, colocava a manchete "Britney Spears é processada em 10 milhões de dólares por quebra de contrato", sempre deixando implícito que a culpa era da pessoa Britney, e não dos gerentes da marca, que nesse caso é seu pai.

Fonte: Reuters e Hollywood Reporter, 30 de Março de 2011.

Documento judicial

O caso foi encerrado em Fevereiro de 2012, James decidiu pagar acordo para encerrar o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe: durante o processo, eles queriam que a Britney depusesse, mas o James disse que não iria permitir por conta de ser tutelada, e o juiz acatou. Eles disseram:

“A noção de que Britney Spears é mental ou emocionalmente incapaz de testemunhar sob juramento é uma farsa. A Sra. Spears atualmente tem a capacidade mental, emocional e física para suportar a tensão de uma turnê internacional de shows de meses, fazer várias aparições públicas, participar de entrevistas frequentes com a mídia, participar de várias campanhas promocionais para seus vários empreendimentos comerciais e manter a custódia de seus filhos menores. Se a Sra. Spears tem a capacidade de fazer todos os itens acima, ela certamente tem a capacidade de se envolver no exercício rudimentar de um depoimento.”


Em busca de transparência sobre o motivo pelo qual um juiz concordou que Britney não poderia ser deposta, “a Brand sense também pretende tomar medidas para que todos os registros judiciais nos procedimentos de tutela sejam abertos. A Brand Sense tem o direito de saber por que a Sra. Spears continua sendo mimada por uma tutela que claramente sobreviveu a qualquer propósito legítimo.”

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me surpreenderia se o James mandasse "minha filha é um cavalo de corrida, e cavalos de corrida não dão depoimentos"

Não fosse o James o nome Britney Spears era pra estar batendo na casa do bilhão hoje em dia, esse homem e essa corja roubaram tudo dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, caesaruniverse disse:

 A Brand Sense tem o direito de saber por que a Sra. Spears continua sendo mimada por uma tutela que claramente sobreviveu a qualquer propósito legítimo.”

Que mimos são esses? Vou perdoar porque na época não sabiam, imagina a cara deles agora :gret17:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...