Ir para conteúdo


Como "I'm A Slave 4 U" de Britney Spears mudou sua carreira e direção do pop


LIPE DIAS

Mensagens recomendadas

Esta semana, a Billboard está publicando uma série de listas e artigos celebrando a música de 20 anos atrás. Nossa semana de 2001 continua com uma retrospectiva da era do terceiro álbum auto-intitulado de Britney Spears e, em particular, seu single principal e videoclipe, "I'm a Slave 4 U."

Quando 2001 chegou, Britney Spearstinha um forte controle sobre o mundo da música pop. Depois da adolescência, a cantora e dançarina se destacou como uma força de entretenimento a ser reconhecida, graças a dois álbuns com certificado Diamond e no topo das paradas, três turnês de concertos de sucesso comercial e legiões de fãs dedicados. 

Na vanguarda da aquisição de Spears estava um intrigante dualidade; ela tinha uma presença dominante e tentadora, mas encantou o público com sua doçura e atrevimento sulista no momento em que saiu do palco. Não é por acaso que este magnetismo espelhou um de seusinspirações, Janet Jackson, que ela “olhou para desde que [ela] era uma garotinha. ” Muito parecido com Jackson, as habilidades de Spears no palco e a influência na geração de estrelas pop desde seu auge transcendeu a raça. Dado o domínio de Brit na cultura pop durante seu apogeu, não havia como escapar dos presentes que ela tinha a oferecer: mesmo se você não pudesse se conectar com ela, você estaria mentindo se dissesse que não poderia ver uma estrela.

ARTISTA MENCIONADO

Spears continuou a elevar sua barra sonora e estilisticamente, e seus três primeiros álbuns, lançados em anos consecutivos, não poderiam ter sido um arco de personagem melhor. If 1999's ... Baby One More Time exibiu a simpatia de sua garota ao lado com um uniforme de colegial e rabo de cavalo, e Oops! ... I Did It Again (2000) a encontrou lentamente diminuindo sua pureza percebida com vídeos apresentando andar de pernas abertas solos de dança, então Britney (2001) foi o culminar daquelas eras embrulhadas em chiclete estourando de uma vez por todas, quando ela provou que realmente "não era tão inocente".

O single principal de Britney , "I'm A Slave 4 U" (originalmente destinado à própria Janet), carrega um duplo sentido temático. DuranteMTV, 2001, “Making The Video”Episódio da música, Spears disse que é sobre ser“ arrebatada ”por uma música inebriante. No entanto, foi mais amplamente percebido como sendo sobre o fascínio do artista pop por uma pessoa inebriante . Afinal, a faixa exala sexo, desde os gemidos e respirações luxuriosas do jovem de 20 anos até sua batida escaldante de Neptunes, queé uma reminiscência dos ritmos que vêm para cá de “Nasty Girl” do Vanity 6. 

Muitos foram apresentados a Britney Jean Spears em 1993, quando ela foi escalada para o revival do Clube do Mickey. Depois que o show foi cancelado em 1996, ela voltou para Louisiana para tentar ser uma adolescente "normal", mas se sentiu insatisfeita equeria mais. Depois de enviar uma gravação de si mesma cantando "I Have Nothing", de Whitney Houston, para todo e qualquer contato da indústria que pudesse encontrar, Spearsassinado um contrato de gravação com a Jive Records em 1997, mais tarde trabalhando comEric Foster White ao longo de um mês para criar seu tom distinto e infantil. 

Sua voz, imagem e canções foram meticulosamente fabricadas para se adequar aos ideais da gravadora para a princesa pop americana, que a indústria esperava que ela defendesse. Essa manipulação (especialmente à medida que ela amadurecia e a atenção do público se voltava para esse amadurecimento) levou a um abandono gradual da ideia de quem era Britney. Com sucessos pop açucarados como “Candy” de Mandy Moore e “What A Girl Wants” de Christina Aguilera dominando a cultura na virada do século, é fácil ver por que “I'm A Slave 4 U” mudou as marés - era um afastamento do que estávamos acostumados a ouvir não apenas dos nativos da Louisiana, mas da música pop que dominou as ondas do ar e o TRL na época.

Os fãs perderam coletivamente seu s-t quando o vídeo da música dirigido por Francis Lawrence foi lançado no final de setembro, um mês antes de o álbum chegar por completo. Nele, Spears e companhia ocupam uma casa de banhos vazia, ansiosos para descer e festejar. Vestida com um top curto rosa choque revelando sua barriga tonificada, ela atinge umBrian Friedman coreografado, rotina influenciada pela dança do ventre com precisão. Cada quadro é mais quente do que o seguinte, literalmente, enquanto a estrela pop brilha de suor, eventualmente terminando encharcada enquanto a cena termina com uma chuva de chuva muito necessária. Sempre performer, Spears olha penetrantemente para a câmera durante grande parte do vídeo, dando um olhar que causaria medo no Conselho de Pais da Televisão - e empolgaria meninos e meninas ao redor do mundo. 

O puro calor emitido pelo videoclipe só poderia ser rivalizado por sua agora famosa versão ao vivo de “Slave” no 2001 Video Music Awards. Dançarinos destemidamente desequilibrados se contorciam no chão com Spears enquanto ela afirmava seu domínio sobre a indústria e sobre si mesma. Uma píton birmanesa albinaBanana chamadafoi seu convidado especial para a rotina, usado em volta do pescoço enquanto ela girava ao redor do palco. Em uma pesquisa de 2014,Pedra rolando leitores o classificaram como o sétimo melhor desempenho no reinado de 30 anos do VMAs, e em 2017, Painel publicitário listou-a como uma das 100 maiores performances da história da premiação.

Embora seus empreendimentos musicais e performances anteriores mostrassem suas habilidades como um fenômeno em ascensão, foi "I'm A Slave 4 U" - em grande parte graças ao seu vídeo e momento VMA - que destacou seu mergulho de cisne em poder sexual palpável, autoconfiança misteriosa , e controle artístico. Simplificando: ela era uma mulher crescida agora. 

Como o título do álbum sugere, seu terceiro projeto foi uma espécie de reintrodução: Britney, hetero, sem perseguidor. Com cinco créditos como compositora na versão americana, Spears estava no banco do motorista durante grande parte do álbum; ela escreveu apenas uma música no Oops! ... I Did It Again , e não teve nenhum crédito de composição em seu projeto de estreia. Isso lhe concedeu a liberdade de mexer em temas de sexualidade e libertação que pareciam autênticos para ela enquanto os explorava em tempo real. (“É realmente onde estou agora e algo com que realmente posso me identificar”, disse elaMTV Newsem 2001. ) 

Isso também deu lugar a uma produção mais experimental; Britney brinca com influências de R&B, disco e rock, evidentes pelo hip-hop "Boys", seu cover de "I Love Rock n 'Roll" de Joan Jett e dos Blackhearts e, claro, Pharrell Williams e Chad Hugo- trabalhada "I'm A Slave 4 U." Como ela disseEntretenimento semanalem novembro de 2001: “Eu ficava entediado cantando o mesmo tipo de música o tempo todo. Quer dizer, eu ainda amo minhas coisas antigas, mas você tem que se expandir e crescer. ” 

Britney estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, fazendo com que Spearso primeiroartista solo feminina terá seus primeiros três projetos no topo das paradas. Tornou-se um dosálbuns mais vendidos de 2001, e é certificadoPlatina quádrupla. No entanto, embora culturalmente impactantes, os singles do esforço autointitulado de Spears não foram tão bem-sucedidos comercialmente quanto as canções encontradas em seus dois primeiros projetos. (“I'm A Slave 4 U” alcançou a 27ª posição no Hot 100, e nenhum outro single do LP atingiu o top 40.)  

O álbum também atraiu críticas um tanto mistas, uma vez que uma miríade de críticos musicais ainda compartilhava a crença de que Britney ainda deixava muito a desejar tematicamente e sonoramente. (“Graças à combinação de sua entrega feminina ... e à qualidade impessoal e sintética da música, os resultados não são adultos ou eróticos”, Entertainment Weekly escrevido projeto, enquanto o The New York Timescolocou a questão: “Uma menina grande agora? Ou apenas posando? ”) No entanto,Pedra rolandoelogiou a produção de “I'm A Slave 4 U” em sua crítica do álbum, escrevendo que as “ batidas de vanguarda projetadas para transportar [Spears] para a idade adulta urbana do século XXI” funcionaram maravilhas.

Fãs e críticos não tinham certeza do que fazer com R & Britney. Para músicos de pop branco, um pivô para um som mais “urbano” muitas vezes garante um olhar lateral de massa, e por um bom motivo. Associações com coisas estereotipadamente percebidas como “exóticas” como música rap, certos estilos de dança, roupas e comportamento provocantes podem ser vistas como uma estrela pop “dando um passeio pelo lado selvagem” - com “selvagem” infelizmente carregando uma conotação negra. A mudança é frequentemente vista como apropriação cultural, visto que um artista branco tem o poder de voltar à sua zona de segurança quando se cansar de imagens e sons alinhados aos negros. 

Em 2017, Miley Cyrus (quem chamado lançasseu “herói” no Teen Choice Awards de 2009 e colaborou com ela em 2013) causou polêmica exatamente por isso. A ex-estrela da Disneydeclaradoela pretendia fazer um álbum de estúdio “muito adulto e sexy” para se libertar de sua imagem de cortador de biscoitos. Entre em sua era Bangerz , que a encontrou implementando uma dieta de anos de batidas hip-hop, twerking e abanar a língua, pontuada por sua performance agora infame no 2013 MTV VMAs. Depois de um desvio influenciado pelo rock psicodélico em 2015, Cyrus voltou a uma estética country-frita e saudável para seu projeto então a ser lançado, Younger Now de 2017 

“Eu amo [“ HUMBLE ”de Kendrick Lamar] porque [as letras] não são 'Venha sentar no meu c-k, chupe meu c-k.' Não consigo mais ouvir isso ”, disse a artista anteriormente conhecida como Hannah MontanaPainel publicitáriode seu contato com o gênero. “Foi isso que me tirou um pouco da cena hip-hop. Era muito 'Lamborghini, peguei meu Rolex, peguei uma garota no meu c-k' - eu não sou isso. ” Durante seu documentário da MTV de 2013Miley: o movimentono entanto, ela explica que começou a trabalhar fortemente com o produtor Mike WiLL Made-It for Bangerz porque “[ela] ouve muito hip-hop” e admirava seu trabalho. A adoção de Cyrus, o subsequente abandono e as críticas à cultura da qual ela tomou emprestado resultaram em uma reação legítima. 

O alinhamento de Britney com a arte negra, no entanto, tem sido amplamente desprovido de detratores ou reações adversas. Sua reverência pela cultura é evidente por meio de seu trabalho, e sua influência em sua música claramente não existe por um momento, mas há décadas. Embora “I'm A Slave 4 U” tenha sido a primeira vez que Spears tocou notavelmente com hip-hop moderno e R&B, não foi a última. Nos últimos anos, ela optou por um som mais electro-pop, mas canções como "(I Got That) Boom Boom" assistida por Ying Yang Twins de In The Zone de 2003 , "Tik Tik Boom" de Britney Jean , lançadas há 10 anos mais tarde, e “Private Show” de Glory de 2014 demonstram seu talento para utilizar gêneros historicamente Black sem parecer falso ou forçado. NoRevista SlantNa crítica de 2003 de In The Zone , o escritor Sal Cinquemani observa que Spears utiliza uma “mistura ousada de hip-hop e dance music, limpando os últimos traços de seu passado chiclete-pop”. E, claro, ela credita sua antecessora Janet Jackson, uma artista negra com uma influência óbvia em sua carreira, com o máximo respeito. (“Lembro-me de ter visto o vídeo 'If' dela pela primeira vez, e fiquei tipo 'Eu quero ser como ela'”, elajorrou.)

Bumpin 'beats não foram as únicas coisas que Britney pegou emprestado durante essa era integral; Spears também foi uma pioneira do século 21 em desmantelar a rotina de "boa menina" na música pop, seguindo dois de seus ícones musicais. SuacolaboradorO quinto álbum de estúdio de Madonna, Erotica, esteve no centro de uma de suas eras mais icônicas, demonstrando a exploração da artista de tópicos mais polêmicos como a homofobia e a então tabu crise da AIDS. A representação visual de seu LP de 1992 foi materializada em Sex , o livro de mesa de centro com imagens cruas e sexualizadas, que foi dirigido atriunfo pós-feminista. O Controle de Janet Jackson também sinalizou uma partida radical de ser visto como o bebê da família Jackson. O projeto de 1986 encontrou a Sra. Jackson (se você for desagradável) reivindicando autonomia sobre ela e sua imagem, enquanto introduzia um som e um estilo próprios sobre batidas funkificadas de Jimmy Jam e Terry Lewis. 

Graças a uma assistência de ponta de The Neptunes (que rapidamente estabeleceria sua própria faixa como um som definidor no pop do início dos anos 2000, bem como no hip-hop da era), Spears se tornou essencialmente a garota-propaganda desse bem- pivô de meninas crescidas na era digital. Não apenas suas contemporâneas da época tentaram acompanhar sua reviravolta - mais notavelmente Christina Aguilera durante sua era “Dirrty” em 2002, na qual ela também alistou artistas de hip-hop Redman e Lil Kim - mas também em nos anos 2010, quando uma nova onda de talentos novos seguiu o exemplo de Spears.

Em seu documentário de 2013, Miley: The Movement , Spears é mostrado durante uma sessão de estúdio com Cyrus por sua colaboração em Bangerz , “SMS (Bangerz)”. Cyrus disse a Spears: “Eu me lembro quando o vídeo '[I'm A] Slave 4 U' foi lançado, [meu pai] balançou a cabeça e disse 'minha filha vai virar uma stripper, estou com medo.' Eu queria ser gostosa como Britney, e isso ainda é o que as garotas querem fazer na indústria pop. ” Naquele mesmo ano, Selena Gomez creditou o som e o estilo de Spears por seu álbum solo de estreia, Stars Dance, e mais ainda peloturnê mundialacompanhamento do projeto. “Eu quero que [os fãs] dancem sem parar, porque é isso que eu cresci assistindo sangrando pelo nariz, indo a todos os shows da Britney”, disse GomezMTV News. “Ainda estou querendo aprender seus passos de dança, porque eles são tão épicos.” Azealia Banks tambémelogiadoSpears no Instagram em 2020, chamando-a de "o projeto". (“Você é o ápice do que significa SER uma ESTRELA POP”, escreveu ela.)

 

Duas décadas atrás, Spears estava definindo o padrão e parecia estar no controle de seu som, imagem e carreira. Mas as coisas mudaram nos últimos anos. Em 2008, foi relatado que ela estava sendo colocada sob tutela após uma série de colapsos públicos de grande visibilidade; seu pai, Jamie e um advogado foram encarregados de suas finanças e de aspectos de sua vida profissional e pessoal, como quando ela pode fazer turnês e quando pode viajar. (Jamiedesceude algumas de suas funções de tutela em 2019). Em uma entrevista com oLos Angeles Timesnaquele mesmo ano, o advogado de Spears discutiu que ela está de fato incluída no processo de tomada de decisão no que diz respeito à sua carreira. No entanto, fãs obstinados começaram a campanha de mídia social #FreeBritney para aumentar a conscientização sobre sua situação, já que muitos acreditam que ela está sendo controlada e manipulada, impactando negativamente o progresso de sua carreira. O documentário de 2021 Framing Britney Spears traz ainda mais os detalhes de sua tutela.

Mesmo enquanto a especulação gira em torno de sua liberdade hoje e sua carreira parece estar parada, a Britney Spears de 20 anos atrás ainda ressoa. Apesar do título da música, “I'm A Slave 4 U” sinalizou uma mudança, solidificando Spears como uma artista que parecia estar no controle de sua arte e destino como artista, bem como sobre a paisagem da música pop. Dado o que sabemos hoje sobre a pressão que ela enfrentou e a pouca jurisdição que ela parece ter sobre sua vida e carreira, o poder que ela exerce nos singles, vídeos e performances durante sua era autointitulada bate ainda mais forte agora do que nunca . 

https://www.billboard.com/articles/columns/pop/9552095/how-britney-spears-im-a-slave-4-u-shifted-her-career-and-pops-direction

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...