Ir para conteúdo


BUSTLE: A história do icônico videoclipe "Oops!... I Did It Again"


Diego Xavier

Mensagens recomendadas

O site Bustle fez um especial em comemoração aos 20 anos de "Oops!", com direito a depoimentos de vários envolvidos no processo de criação da música e do vídeo.

A MÚSICA

Xray00001.jpg

Marilyn Lopez, coordenadora de relações públicas da Jive Records: Lembro-me de reuniões de marketing sobre como [Oops!] era a maneira dela de levar isso para o próximo nível. Ela já tinha "... Baby One More Time", então Oops! foi a sua entrada na Britney Spears "mais atrevida".

Kim Kaiman, gerente de produtos da Jive Records: Ela adorava a idéia de ser uma alienígena, mas uma alienígena sexy, como uma Barbarella. Ela não estava familiarizada com [o filme de 1968] Barbarella porque era muito jovem.

Lori Majewski, ex-editora do Teen People e atual apresentadora do canal de volumes do SiriusXM: Há um verso em "Oops!" onde Britney diz: "Eu não sou tão inocente". É engraçado, olhando para trás, ela era muito mais inocente no vídeo "... Baby One More Time". Nesse período, ela deixa de ser tímida e meio que brinca com a câmera, até ficar cheia ... Como eu posso dizer? Ela se tornou um ser sexual completo.

 

O CONCEITO

015.jpg

Declan Whitebloom, editor: Nigel teve que inventar toda essa história legal do nada. Ele fez o astronauta inteiro indo para Marte e depois há todo o colapso onde o astronauta a conhece e ela fala sobre encontrar o colar no fundo do mar em referência ao Titanic.

Nigel Dick, diretor: Britney me deu suas anotações do conceito e depois o resto ficou por minha conta. Eu tive que preencher todas as lacunas: o planeta vermelho, o cara na sala de controle da NASA ignorando completamente o fato de que haveria um atraso de rádio de 25 minutos entre a Terra e Marte. Mas essas são considerações práticas que você simplesmente ignora, para que o cara na sala de controle possa falar com o astronauta e obter uma resposta direta.

Whitebloom: Deve ter sido pelo menos uma sessão de dois dias de gravação. Nigel construiu todos esses conceitos, e é notável a quantidade de coisas que havia no set. Mas quando eu cheguei para gravar, tudo se resumia a fazer a coreografia parecer tão boa quanto possível, o que sempre é fácil para Britney, porque ela é uma dançarina muito dedicada.

Dick: Ela queria estar em Marte. Ela queria estar de terno vermelho. Ela queria um astronauta bonito e não queria que houvesse um foguete. Então, isso tornou muito mais fácil para mim como criador, porque eu conhecia o mundo em que ela queria estar. Havia a questão do momento do Titanic no meio da música, e quando tivemos nossa conversa inicial, eu disse para ela: "Bem, o que devo fazer com isso?" E a resposta dela foi muito simples. "Tenho certeza que você pensará em algo".

 

GRAVANDO O VÍDEO

013.jpg

Landon: Todos os dançarinos estavam deitados no chão, e Britney estava bem no centro. E quando estávamos nos preparando para uma das cenas, eles estavam tentando acender uma lâmpada e focar a câmera, e a câmera realmente caiu em seu rosto.

Estée Stanley, estilista: Foi realmente assustador e muito estranho. Eu nunca tinha visto algo assim acontecer no set, e já participei de muitos e muitos sets para vídeos musicais.

Lopez: Ela teve que fazer pontos durante as filmagens, o que atrasou a produção um pouco. E então, quando ela se sentiu melhor, terminou a sessão, depois de ser costurada.

Kaiman: É sempre assustador quando um artista se machuca. Você não quer que isso aconteça. Mas não foi uma lesão muito grave onde ela teve que ser hospitalizada ou algo assim ... Não foi realmente um grande acidente como eu acho que as pessoas pensam que foi.

Dick: Eu li histórias de que a câmera inteira caiu do guindaste ou o guindaste bateu nela e ela foi levada às pressas para o hospital, o que não é verdade. Certamente, nada deveria ter caído, e eu fiquei muito chateado com o departamento de câmeras por eles terem permitido que isso acontecesse.

 

O MACACÃO VERMELHO

Britney Spears' red catsuit from the "Oops!...I Did It Again" music video.

Dick: Uma das quatro coisas que Spears queria era um terno vermelho. Então, fizemos nossa pesquisa normal, contratamos uma estilista e encontramos um terno, que eu achei lindo. Também tínhamos tênis vermelhos para ela, o que parecia ótimo, e eu achei que ela ficaria fantástica. Na noite anterior às filmagens, fui informado de que Britney havia contratado um cara que produzia roupas para Michael Jackson para criar um macacão que ela usaria no dia. Então, ela rejeitou o nosso trabalho. Senti que nossos planos de ter ela com uma roupa linda toda montada foram jogados pela janela e acabamos basicamente com um macacão de borracha.

Stanley: Essa ideia para o macacão realmente veio da Britney. Obviamente, foi muito colaborativo com Nigel e com todos, mas era algo que ela realmente queria fazer.

Dick: Depois de uma tomada, os tênis vermelhos foram rejeitadas por Britney porque eram desconfortáveis, então ela fez o resto do vídeo de tênis preto, que era um tipo de tênis surrado que ela estava usando quando chegou naquele dia.

Stanley: Esse macacão foi meu pior pesadelo porque ela dançou muito. Esse traje era feito de látex; assim, toda vez que ela gravava uma tomada, o material absorvia toda a água e suor. Nós o tirávamos depois de cada tomada e literalmente um balde de água derramava.

Kaiman: O penteado dela era muito parecido com os anos 60, e o traje vermelho, que apesar de a cobrir, mostrava seu corpo. Ela gostou disso.

 

A COREOGRAFIA

004.jpg

Tina Landon, coreógrafa: Naquela época, eu já trabalhava com Christina Aguilera e outras estrelas pop da época. Eu nunca tinha trabalhado com Britney e a amava.

Kaiman: Britney estava trabalhando com um coreógrafo realmente conhecido por fazer esses intrincados movimentos de dança. Britney estava usando esses tênis Skechers de plataforma quando ela estava dançando, e ela acabou torcendo o tornozelo e se machucando seriamente. Ela não pôde performar Oops! e nem sair em turnê.

 

O ASTRONAUTA

The astronaut in Britney Spears' "Oops!...I Did It Again" music video.

Dick: Eu tenho certeza que escolhi dois ou três caras e Eli Swanson foi o escolhido. Sou levado a acreditar que ele agora é cirurgião em algum lugar do Arizona. Tenho certeza de que ele está cansado de entrar em cirurgia, vestir luvas de borracha e alguém aparecer e dizer: "Você é o cara do vídeo da Britney?"

 

O IMPACTO

Xray00673.jpg

Dick: Gosto muito do fato de as pessoas acharem que esse vídeo é icônico. Estou feliz por ter alcançado meu objetivo, mas não tenho muita certeza de como consegui fazer isso.

Landon: Britney era um ícone e essa foi realmente uma época em que senti que ela estava começando a se transformar em uma mulher, mesmo sendo jovem ainda.

Majewski: A coisa mais legal sobre "Oops!" é que o vídeo é uma "pegadinha". Não é a sexualidade completa da Madonna ou da Christina Aguilera em “Dirrty”. Há doçura em Britney Spears. Eu acho que isso nunca foi tão bem representado quanto no vídeo de Oops!.

Kaiman: Oops! foi a representação real de quem ela realmente é e não tinha ninguém lhe dizendo o que fazer, dizendo a ela o que vestir e como ela deveria parecer, como ela deveria estar e como seria seu cabelo. Ela estava realmente chegando à idade adulta, e nós realmente a respeitávamos por isso.

Stanley: Britney começou com um uniforme de menina da escola e depois foi para um macacão. Eu acho que ela definitivamente estava tentando dizer às pessoas “Não se esqueça que eu sou uma garota sexy”.

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...