Ir para conteúdo


THE GUARDIAN: Britney Spears e a resposta civilizada à sua saúde mental


Cicero Bernar

Mensagens recomendadas

24597a42-25c4-43c1-ba45-e8d291dd6505-AP_

de Rebecca Nicholson, para o The Guardian. Link: (https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/apr/06/britney-spears-civilised-response-to-mental-health?CMP=fb_gu).

O apoio dos fãs e a contenção dos paparazzi mostram como as atitudes em relação ao sofrimento das celebridades mudaram.

Quando Britney Spears raspou a cabeça e bateu no carro de um paparazzi com um guarda-chuva em 2007, os eventos de uma noite se transformaram em um espetáculo de circo engolido por um público sanguinário. Quando, alguns meses depois, ela foi levada para uma casa de reabilitação, os fotógrafos empurraram e empurraram a ambulância, tentando arrancar uma imagem da cantora, em óbvia angústia, acrescentando os flashes de suas câmeras às luzes do veículo de emergência.

Um episódio de South Park que foi transmitido em 2008, O novo visual de Britney, ofereceu uma surpreendentemente furiosa resposta satírica: jovens mulheres famosas se tornam sacrifícios para uma multidão raivosa, que interfere em cada falha, literalmente perseguindo seu alvo até a morte.

Que diferença uma década faz. Na semana passada, Spears postou uma citação em sua página no Instagram - “Apaixone-se por cuidar de si mesmo, mente, corpo, espírito” - juntamente com uma legenda que dizia: “Todos nós precisamos ter um tempo para nós mesmos ”, seguida por um emoji sorridente.

Foi programado para coincidir com os relatos de que ela havia se internado em uma casa de saúde mental por 30 dias. Esta notícia não foi acompanhada de frenesi ou histeria. Em vez disso, embora amplamente divulgado e não escolhido, foi tratado com algo que se aproximava do respeito e, certamente, uma compreensão mais ampla da situação. As mensagens de amor e apoio postadas pelos fãs tem empatia, enquanto os tablóides relatam de forma  silenciosa e factual.

No documentário de Asif Kapadia sobre Amy Winehouse, um dos momentos que permaneceu comigo foi o quanto as lutas da cantora se tornaram uma piada, uma desculpa para risadas, até mesmo um traje de fantasia.

Observar as pessoas que pensam sobre seus problemas, através das terríveis lentes da fotografia, é algo terrível e trágico. Talvez eu esteja sendo muito generosa (ou seria "inocente"?), mas acho difícil imaginar que o mesmo tipo de chacota aconteceria atualmente.

Esta é uma era em que há uma maior abertura sobre a discussão sobre saúde mental. Como com qualquer coisa, muito disso depende da situação e das circunstâncias. O rapper Big Sean falou recentemente sobre sua experiência de ansiedade e depressão e como isso o levou a encontrar “um bom terapeuta”; e foi recebido com cuidado e amplamente admirado por sua abertura no caso.

A diferença entre como Spears foi discutida na semana passada, em comparação com os comentários horríveis de 2008, é impressionante. O sofrimento é menos um espetáculo, mais algo para ser entendido. É um sinal de que a conversa está, finalmente, amadurecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é maravilhoso

Lembro das inúmeras brigas que entrei por usarem os problemas psiquiátricos dela para ridicularizar ela, eu ficava dizendo que não era motivo de piada, mas parecia que reclamar só piorava as piadas

A geração mimi tá mudando as coisas e por isso que eu faço questão de ser da galera do mimi e politicamente correto.

Tem membro aqui que eu não suporto justamente por suas piadinhas de mal gosto só sob o presto de "é só brincadeira"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mary Spears disse:

Alguém aqui posta na Pan? Queria saber como as pocs satânicas de lá estão tratando esse assunto. Lembro que quando ela cancelou o bingo as piadas foram nível deep web de baixaria. Agroa não deve ter sido diferente.

Acredito q não mudou não ... aquilo ali é radiação humana sempre 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Mary Spears disse:

Alguém aqui posta na Pan? Queria saber como as pocs satânicas de lá estão tratando esse assunto. Lembro que quando ela cancelou o bingo as piadas foram nível deep web de baixaria. Agroa não deve ter sido diferente.

 

A pan não é parâmetro pra nada, aquilo é infestado  de pessoas esquizos. 

Normalmente eles usam nome dela pra colocar outras cantoras em evidência e pra sustentar tópicos com polêmicas desnecessárias..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...