Ir para conteúdo


THE BUSTLE: Como Britney Spears mudou nossa maneira de falar sobre saúde mental


Cicero Bernar

Mensagens recomendadas

images?q=tbn:ANd9GcR4N34QI5kEod4cLRknC1Z

link: (https://www.bustle.com/p/britney-spears-changed-the-way-we-talk-about-mental-health-now-she-deserves-nothing-but-support-17010891)

de Shannon Carli.

Quando foi divulgado que Britney Spears estava procurando tratamento para lidar com a doença recente de seu pai, os fãs aplaudiram sua decisão. 

Essa resposta generosa e amável do público à decisão de Spears de obter ajuda é um lembrete de quão longe chegamos em nossa compreensão sobre saúde mental, graças em parte à Spears e outros ícones da cultura pop que lutaram publicamente contra a doença mental. 

Já não é uma celebridade que procura tratamento de saúde mental tratada como assunto de tablóide. Na maior parte, é reconhecido como um sinal de força que poderia ajudar os outros a obter a ajuda de que precisam. Quanta diferença uma década faz.

Em 2007, quando Spears estava lutando com sua saúde mental aos olhos do público, foi tratada com pouca sensibilidade ou empatia. Momentos de instabilidade foram tomados por choque e pavor com manchetes que incluíam termos depreciativos como "meltdown" e "breakdown" (colapso). E não foram apenas tablóides. 

É surpreendente olhar para trás agora e ver como Spears foi "coberta" no final dos anos 2000 pela notícia, especialmente considerando o fato de que a própria cantora tentou contar sua própria história em 2007.

Três meses após a sua cabeça raspada ter sido espalhada por todas as revistas em Fevereiro de 2007 e depois de uma entrada para a reabilitação, ela escreveu uma carta para os fãs em seu site sobre o que a levou a procurar tratamento. "Confesso", escreveu Spears, de 25 anos, segundo a MTV. "Eu estava tão perdida".

Spears nunca deveria ter sentido como se ela precisasse se explicar, mas é compreensível por que ela fez isso. Os problemas de Spears foram jogados para as risadas em programas tirando sarro de sua saúde mental e  de seus filhos. 

"O filho de Britney Spears, Sean Preston, de dois anos e meio, foi fotografado segurando um maço de cigarros e um isqueiro. Você viu isso?", disse o apresentador do Tonight Show , Jay Leno, em 2008. "Muito chocante. Britney disse que não é tão ruim quanto parece. Ela disse que o garoto só fuma quando está bebendo".

Doze anos depois, há mais compreensão das pressões que não vêm apenas como ser uma celebridade, mas sim como ser humano, como ilustrado pela resposta atual à decisão de Spears de procurar tratamento. Há também um vocabulário mais progressivo associado à saúde mental. 

De muitas formas, o que Spears sofreu em 2007 preparou o caminho para discussões honestas como as que outras celebridades estão tendo com seus fãs. Também ajudou muitas pessoas a entender como falar sobre saúde mental de uma maneira melhor para entender.

Agora, mais uma vez, Spears está empurrando a conversa em torno da saúde mental para a frente. Desta vez, porém, ela está recebendo o tipo de amor e apoio que ela merecia o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Britney é um símbolo dessa luta diária para o cuidado com a saúde mental. Mesmo que nunca tenha falado tão abertamente sobre o assunto, sem discursos, dá pra ver que ela luta com alguma condição por anos. A fase de maior vulnerabilidade foi vista pelo mundo inteiro.

Depois dessa internação acredito que Britney vai falar um pouco mais sobre o assunto, a equipe não terá mais como disfarçar que ela nunca teve nada.

E é ótima essa nova visão da maioria das pessoas atualmente, poucos estão tirando sarro, existe mais empatia. E como comentei em outro tópico, também é bom ver muitos fãs começarem a admitir a condição dela, lidando melhor com os próprios preconceitos com relação a doenças mentais... já era tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sites, grupos, páginas de música pop, geral (ou grande maioria) só dizendo coisas boas. Eu estou muito feliz com todo carinho e apoio que ela vem recebendo, de verdade. Uma das primeiras coisas que pensei com o anúncio da internação, é que questionariam sua sanidade mental outra vez. 😕 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...