Ir para conteúdo



GLAMOUR "Por que eu ainda estou pensando sobre como o THE VIEW celebrou o divórcio de Britney Spears?"


LIPE DIAS

Mensagens recomendadas

Rosie O'Donnell disse a palavra que simbolizará para sempre a empolgação de nossa cultura sobre a separação de Britney de Kevin Federline - "Confetti!" - antes que todo o público do estúdio estivesse gritando e se abraçando como se Spears fosse sua melhor amiga. Mais de uma década depois, a escritora Chris Rosa não consegue se livrar desse estranho artefato cultural e explica por que. 

 

The View recebeu toda a minha atenção em três ocasiões diferentes: quando Lady Gaga usava um terno xadrez e falava incessantemente sobre como ela é italiana (2011), quando Rosie O'Donnell e Elisabeth Hasselbeck tiveram aquela briga enorme com o dedo apontando (2007) e quando os apresentadores do programa comemoraram o divórcio de Britney Spears e Kevin Federline (2006). Aquele último está enraizado na minha memória mais do que o nome da minha mãe, porque encapsula perfeitamente a minha visão de meados dos anos 2000.

Você se lembra daquela época: as pessoas achavam que era ridiculamente legal usar botas felpudas com saias jeans desfiadas; Paris Hilton teve um papel de protagonista no remake de House of Wax ; e, sim, sim, Britney Spears estava namorando um dançarino chamado Kevin Federline. O casal se conheceu em abril de 2004 durante uma noite suada no Joseph's, um então popular clube de Hollywood que Spears freqüentava às segundas-feiras. "Ele era como um ímã", disse a estrela pop em  2004 sobre o encontro com Federline. "Eu estava sendo puxada. Estava tão além do meu controle."

O casal logo se tornou imã para a mídia também, atraindo manchetes toda vez que usava chapéus de caminhoneiro, comprava Fanta em postos de gasolina ou arrotava em quartos de hotel . Não está claro quanto desse "glamming" foi a escolha de Spears ou o produto da influência de Federline, mas, independentemente disso, isso fez com que sua imagem de criança dourada voltada para a frente manche. Injusto, eu percebo, mas era indicativo dos primeiros anos: uma época em que a percepção pública de uma jovem estrela baseava-se unicamente em quão bem ela "se comportava". E Spears obviamente não estava mais atendendo às expectativas da sociedade.

 Sua principal prioridade agora era um cara branco que achava que ele poderia entrar no jogo do rap com uma música chamada "Popozão". Os tempos foram difíceis.É por isso que todos soltaram um enorme suspiro de alívio em novembro de 2006, quando a notícia vazou de que Spears estava deixando Federline. Finalmente, nós teríamos nossa Brit-Brit de volta. Ninguém, no entanto, estava mais entusiasmado do que as mulheres do The View , que deram início ao programa de 8 de novembro com a notícia.

"Eu só quero dizer que eu nunca esperei nada parecido com isso; estou excitada", disse a apresentadora Rosie O'Donnell, com a voz tremendo de prazer. "Mas é a maior novidade do país: Senhoras e senhores, Britney Spears está deixando o K-Fed!"

Britney! Britney! Britney!" O'Donnell grita do alto de seus pulmões. "Deixe-me apenas dizer em nome de uma América feliz: Bem-vinda de volta, Britney. Nós amamos você!"

Então, O'Donnell disse a palavra que simbolizará para sempre a exultação de nossa cultura sobre este divórcio: "Confete!" Logo, todo o estúdio da View estava coberto com ele, e o público estava se abraçando e gritando como se Spears fosse sua melhor amiga. É bem a vista. "Britney! Britney! Britney!" O'Donnell grita do alto de seus pulmões. "Deixe-me apenas dizer em nome de uma América feliz: Bem-vinda de volta, Britney. Nós amamos você!"

O segmento é um artefato cultural que é ao mesmo tempo ridículo e esclarecedor. Por um lado, você não pode levar isso a sério. Britney Spears é uma celebridade, afinal de contas, e The View acabou de usar seu divórcio para criar um momento de buzz no ar. Os anfitriões estavam provavelmente tentando angariar publicidade em torno de um tema quente - e funcionou. Aqui estou eu, falando sobre isso 12 anos depois.

Mas também há algo silenciosamente sinistro sobre a coisa toda. Foi apenas alguns meses antes que Spears se sentou para uma entrevista chorosa com Matt Lauer, onde ela disse, à queima-roupa, que o tratamento dado pela mídia a Federline a perturbou profundamente. "Isso me faz querer chorar", ela disse, realmente segurando as lágrimas. Assista a cinco minutos do chat de uma hora, e você verá claramente que Spears era apenas uma mulher de 24 anos tentando desesperadamente fazer seu casamento funcionar, mesmo que o mundo quisesse exatamente o oposto. Uma manchete na época até dizia: "Ela consegue trabalhar com Kevin? Espero que não!" Houve literalmente uma recompensa pela morte deste casamento (e, por procuração, a felicidade de Britney), e quando implodiu, The View estava lá para celebrar.

Por que o público foi contra essa união? Snarky brinca com a imagem de Spears 'Red Bull de lado, não parecia que ela estivesse machucando alguém por estar com Federline. Fazer piadas sobre sua "carreira" musical ou sobre as viagens do casal para o Taco Bell é uma coisa, mas ativamente esperar por um casamento que não sabemos que está prestes a falhar é algo totalmente diferente. Quando Spears estava com Federline, ela era menos "filtrada" e mais humana - coisas que nossa cultura ainda tem dificuldade de digerir quando vêm de mulheres, sem falar das tão famosas quanto Britney.

 

"Todos nós, homens e mulheres, somos criados para acreditar que temos o direito de julgar e controlar a vida e as decisões das mulheres", disse Sady Doyle, autora de Trainwreck: As mulheres que amamos odiar, zombar e temer. . . e por que? , disse ao Glamour no ano passado, quando conversamos com ela sobre a obsessão da cultura pop com o fracasso de celebridades femininas. "Essa é uma receita perfeita para o ódio da máfia e a crueldade dos vigilantes punitivos."

Fãs e espectadores estavam convencidos de que a ex-Britney - a "boa" Britney - retornaria magicamente quando ela deixasse Kevin, e eles poderiam colocá-la de volta em uma caixa que os deixasse à vontade. Claro, isso não aconteceu: o divórcio de Spears foi presumivelmente um dos gatilhos que levaram ao seu colapso público em 2007, que gerou uma lista de todas as manchetes novas e igualmente desconfortáveis sobre seu "comportamento".

Sim, o truque do The View é engraçado, mas também não existe no vácuo. A tagarelice e fofoca e julgamento em torno do relacionamento de Spears é o motivo pelo qual o anúncio do programa foi catártico para muitos. É o que sentimos que merecemos depois de suportar meses de manchetes bizarras de Britney que a representaram de uma maneira que não aprovamos. Quando Spears se divorciou de Federline, ela ficou arrasada. Ela disse isso em várias ocasiões. Enquanto ela estava em crise, no entanto, nós aplaudimos e comemoramos na televisão durante o dia. "Bem vindo de volta, Britney" foi, de muitas maneiras, código para "Volte na linha." Essa não é uma imagem bonita - mesmo que inclua confetes.

 

Holanda: Britney Spears e Kevin Federline em Amsterdã

 
 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Publicado há
  • Última resposta

eu lembro disso, parecia trágico, mas é estranho dizer que eu comemorei muito esse divórcio também, o que faltou foi darem um suporte pra ela depois.

Nessas questões humanas, o larry sempre foi muito fraco. Como ela disse no For the record, porq eu simplesmente não voltei pra louisiena e tive um tempo pra mim?

Era simples, mas ela estava desolada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...