Ir para conteúdo



Jornais brasileiros e portugueses comentam os 20 anos de Baby One More Time


FabFroot

Mensagens recomendadas

  • Respostas 36
  • Publicado há
  • Última resposta

A primeira matéria do globo:

RIO — "Baby, mais uma vez”, suplicava uma Britney Spears de uniforme escolar e maria-chiquinhas trançadas, em 23 de outubro de 1998, data do lançamento de “...Baby one more time”. Vinte anos depois do single que a projetou rumo ao estrelato mundial, são seus fãs que clamam por mais um pouco desse atrevimento juvenil que marcou a carreira da estrela pop: na última sexta-feira, a cantora de 36 anos anunciou que vai retornar a Las Vegas para outra “residência”. A partir de fevereiro, ela baterá ponto no teatro do cassino Park MGM com o novo show, “Domination”.

Como ela está sem lançar discos desde 2016, o novo espetáculo não deve ir além do que Britney já apresentou na sua primeira estadia em Las Vegas, realizada entre 2013 e 2015. Com o sugestivo nome de “Piece of me” (“Pedaço de mim”), a residência (que arrecadou US$ 135 milhões) foi mais um caso de sucesso na carreira da cantora, ao mesmo tempo em que a manteve confinada ao seu próprio passado.

— Toda a retórica da Britney é pautada na ideia memorialística do que ela já foi. Existe um julgamento estético do corpo dela pautado pela nostalgia: os fãs julgam sua performance de acordo com os movimentos de dança que ela fazia antes. É como se o valor da Britney fosse ser o que ela já foi — aponta o professor de Comunicação Thiago Soares, que comanda pesquisas sobre música pop na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Hoje, o artista também deve ser um social media. Nesse sentido, a Britney foge à regra: ela se relaciona com as redes sem sintonia com as tendências estéticas ou políticas”

OTÁVIO DAROS
Jornalista

 

Manter-se atual é um desafio para qualquer artista, claro. Mas chama atenção que Britney, de 36 anos, precise apelar à nostalgia para vender ingressos. Nascida no mesmo ano que a colega, em 1981, Beyoncé vive o auge de sua carreira agora. E, quando tinha a mesma idade, Madonna lançava “Bedtime stories” e ainda emplacaria no futuro discos de sucesso como “Ray of light” e “Music”.

A própria trajetória de Britney ajuda a entender o seu descompasso com a música pop atual. Desde os tempos do Clube do Mickey (programa do Disney Channel que ela apresentou nos anos 90 ao lado do ex Justin Timberlake e da rival Christina Aguilera), ela fez sua carreira seguindo a cartilha tradicional da indústria fonográfica. Sua presença forte na web é, até hoje, muito mais mérito de seus fãs. Autointitulados “B-army” (exército B) , muitos deles conheceram Britney na mesma época em que os lares começavam a ganhar acesso à internet, conforme observa um dos administradores da página do Facebook Britney Spears Brasil, o jornalista Otávio Daros.

— Hoje, o artista também deve ser umsocial media . Nesse sentido, a Britney foge à regra: ela se relaciona com as redes sem sintonia com as tendências estéticas ou políticas, o que não deixa de ter algum grau de originalidade — observa ele, em alusão ao estilo caseiro do Instagram da cantora, mais rico em frases motivacionais e fotos dos filhos do que em publicações estrategicamente calculadas.

Tutela legal do pai

Mesmo na atual fase “tranquilona” de Britney, cada passo seu continua sendo acompanhado de perto. Na sua sombra, paira o famoso “colapso” onze anos atrás, quando, após raspar a cabeça, a estrela atacou o carro de um paparazzi. Desde o episódio, a cantora vive sob a tutela legal do pai, Jamie Spears.

Coordenador do fã-site BritneyOnline.com.br e também pesquisador da cultura dos fãs, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Alan Mangabeira explica a situação:

— De 2013 para cá, vejo a Britney em uma relação desconfortável com a fama. Há uma preocupação dos fãs em ver se ela está se divertindo no palco ou se ela está lá forçada. Infelizmente, isso acaba ocasionando um consumo ainda mais intenso de notícias sobre ela, porque eles tentam descobrir o que está acontecendo.

 
  •  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado como sempre a mesma pessoa vem destilar insatisfação em todos os posts tulla3.gif

 

Ficar insatisfeito com uma artista é aceitável, mas ficar batendo na mesma tecla sempre... sai da fã base crlh.

2 hours ago, Fabian said:

nossa, que comparacao mais sem nocao.... cada carreira é uma carreira. 

a beyonce virou relogio de auge agora? so pq ela esta no auge, todo mundo tem que estar tbm? que loucura... e outra, isso diz mt sobre a carreira da beyonce, pra ela ta ai ha tantos anos e so agora conseguir chegar no auge kkkkkkkkk PORRAAANN 

mas falando serio, beyonce esta no "auge" agora, pq é o momento dela, ate pq quando a britney estava no seu, ela estava ofuscando quem? a beyonce. simples assim. quem vendeu mais albums ate hj?

britrainha.gif

pessoal esquece que o destiny's child ja abriu show pra britney em 2000 :b: kkkkk que a beyonce ja narrou uma biografia sobre tudo que a britney conseguiu pra mtv.... 

e desde quando o bedtime stories da madonna é parametro pra algo? gret0.gif kkkkkk

é um dos albums mais flopados dela gret0.gif com 26 anos a britney lancou o blackout e ai? gret0.gif aff 

querer comparar a madonna nos anos 80/90 com a britney de 2000 pra ca, que piada bicho.... gret0.gif

e antes apelar pra nostalgia (justamente por ter um legado iconico pra fazer isso) do que fazer sempre a mesma coisa ne non? nNRTwCv.gif

NAO FALEM DA MINHA BRITNEY tulla3.gif

  Hide contents

nao sei pq essas materias do globo nao estao abrindo pra mim, diz que e pra assinantes, que odio!

Achei o cúmulo tbm comparar o momento atual de Britney com Madonna em Bedtime Stories, que tem musicas boas sim, mas isso até o Britney Jean tem. gret0.gif

Eu mesmo fiquei decepcionado com a forma que a Britney não falou nada no anúncio da nova residência, mas achei todo o marketing em volta disso impecável, a forma como foi feita e o investimento e eu confio MUITO de que Domination vai ser foda demais! Quem dirá se o album vier na mesma pegada! E só pra constar aos fãs reclamões: residências são basicamente sim os maiores sucessos de um artista, Celine Dion taí pra provar isso. Com Domination vai ser bastante diferente, com outro conceito e pegada, além de, é claro, os HITS. 

VEM DOMINATION britrainha.gif

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois eu achei o massacre do Globo bem válido 7Vzcpfn.gif

Britney não é qualquer uma, é a maior popstar da industria desde Madonna 7Vzcpfn.gif

esse descaso dela com a carreira tem que ser bem criticado 7Vzcpfn.gif

e que ela vive de legado é bem óbvio, era Britney Jean e Glory inteiras foram escoradas nisso 7Vzcpfn.gif

Na Era Glory ela performou mais musica antiga do que do próprio CD 7Vzcpfn.gif

No anúncio da Domination? nem cheiro do Glory 7Vzcpfn.gif

é impressionante que ela tenha conseguido se consolidar com pouco tempo de carreira, mas é triste que tão nova ela já esteja vivendo de legado, mas fazer o que, desde 2001 ela já fala que iria abandonar tudo pela familia 

7Vzcpfn.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...