Ir para conteúdo



Especial do The Guardian sobre os 20 anos de BOMT | Depoimentos da Britney, Max, radialistas, backings e afins


Diana

Mensagens recomendadas

O jornal britânico @guardian fez uma matéria especial sobre os 20 anos do single #BabyOneMoreTime, contendo depoimentos de @britneyspears, produtores e muito mais. Confira a tradução feita por nossa equipe:

“DUN DUN DUN. “Oh baby, baby … ”. Em apenas três segundos …Baby One More Time, que completa 20 anos este ano, anunciou a chegada de uma nova superstar: uma naquela época ex-participante do Clube do Mickey, com 16 anos e de Kentwood, na Louisiana, Britney Jean Spears. Junto com seu vídeo que redefiniu o pop em seu set escolar, a música começou um som totalmente novo (pense em um ritmo funky - R&B misturado com melodias do ABBA), varrendo a sujeira do grunge (desculpe, Bush) e do coração dos EUA (tchau, Hootie & the Blowfish), revitalizando a rádio pop e a MTV no seu processo, antes de cimentar seu compositor e co-produtor Max Martin como um dos mais influentes expoentes da música moderna.

No espaço de apenas três minutos e trinta e um segundos, Spears estreou o pop adolescente da geração millennial, misturado com uma pitada de som amigável para famílias tradicionais e a caricatura girl-next-door divertida com uma velha controvérsia fashion, formando um modelo para aqueles que vieram depois dela. 

Sem ela, não haveria Christina Aguilera, nem Katy Perry, nem Charli XCX; Taylor Swift provavelmente ainda estaria cantando músicas country, e Eminem - que chegou em 1999 - não teria tido tanto a reclamar. Lançado na esteira do imensamente bem-sucedido álbum de 1995 de Alanis Morissette, Jagged Little Pill, e sua onda de imitadores, o single apresentou um ângulo diferente da ideia predominante de angústia feminina; isso era gloriosamente um desejo de menina adolescente acima da média, encapsulado por uma letra - “Minha solidão está me matando” - que parece deprimente e perene.

 

“A música toda é sobre esse estresse que todos nós passamos como adolescentes”, Spears me diz. “Eu sabia que era uma ótima música. Foi diferente e eu adorei, [mas] eu não acho que você possa esperar como uma música será recebida. ”

 

Em um momento do estilo Sliding Doors que poderia ter mudado o mundo como conhecemos, … Baby One More Time quase não foi escrita, com a melodia da música borbulhando enquanto Martin estava caindo no sono. Tendo se arrastado para fora da cama para o seu ditafone próximo, ele esboçou a música. “Eu me lembro de ouvir [a fita] depois que [a música] explodiu e você pode me ouvir dizendo: 'Hit me, baby one more time', então eu me ouvi dizer, “sim, isso é muito bom”. Disse em uma entrevista, o tímido Martin ao jornalista sueco Jan Gradvall em 2016. Martin, convencido de ter escrito uma música de R & B (“Música pop com sabor” - o que chamamos de R & B na Suécia, o que vocês [na América] dizem é pop” ele disse em 1998), enviou a música, então chamada de Hit Me Baby (One More Time), para o TLC, que a rejeitou. “Eu estava tipo: 'Eu gosto da música, mas eu acho que é um sucesso? Eu acho que é o TLC? '… Eu ia dizer 'Me bata, baby mais uma vez'? laro que não!”, Disse T-Boz em 2013.

Enquanto o TLC interpretou a letra como uma alusão para violência doméstica, ela na verdade representava a tentativa de Martin fazer uma gíria americana, acredito que “hit me” poderia ser facilmente substituir “call me” (me ligue). A música então foi oferecida a sua colega sueca, Robyn, com quem Martin já havia trabalhado em dois singles top 10 (Do You Know (What It Takes) e Show Me Love, ambas lançadas em 1997), mas não deu em nada. 

De acordo com o livro de Tim Bower de 2012, Doce Vingança: A Vida Íntima de Simon Cowell, a música teve mais um flerte com um grupo pop além de Britney. A história conta que depois de ouvir a demo de Martin, que agora tinha sido renomeada … Baby One More Time, Cowell exigiu que ele desse a música para sua mais recente boyband, a britânica Five. Martin já havia co-escrito o single de estréia de Five, Slam Dunk (Da Funk) ao lado de seu mentor, o falecido Denniz Pop, mas recusou o pedido de Cowell, dizendo que ela já havia sido reservada para Spears. “Você está louco”, diz-se que Cowell disse. “Ninguém pode ser bem sucedido com um nome como esse.” Como uma última tentativa, Cowell ofereceu a Martin um novo Merc 500SL em troca da música. “Custa £ 95.000”.

 

Foi …Baby One More Time que convenceu Spears de seus méritos no pop. Ela inicialmente se via fazendo “O tipo de música da Sheryl Crow, mas mais nova”, enquanto Larry Rudolph, um advogado de entretenimento e amigo da mãe de Spears, foi chamado para ajudar ela a conseguir um contrato (ele agora é seu empresário), tinha uma fita de músicas originalmente cantadas por Toni Braxton. Foi uma dessas gravações que levou ela para audições na Mercury, Epic e Jive (as duas primeiras a rejeiraram, e ela assinou com a última), que incluiu Spears fazendo cover da versão de Whitney Houston para I Will Always Love You. Com um material na pegada R&B não dando certo e com uma cláusula que permitia a Jive dispensá-la se em noventa dias a direção do álbum não estivesse indo para frente, o A&R Steve Lunt chamou Martin, que já havia tido sucesso com a boyband da Jive, os Backstreet Boys. Um encontro foi marcado com Spears em Nova Iorque. “Eu era muito nova na época, então estava nervosa, mas ele foi tão legal e me colocou no caminho certo.” Para Martin, a música tinha encontrado um lar. 

De Nova York, Spears acampou nos estúdios Cheiron de Martin em Estocolmo para começar a gravar. “Eu me lembro de estar tão impressionada com Estocolmo”, diz Spears. “Eu estive lá por 10 dias, mas estávamos tão ocupados no estúdio que não tive tempo de sair para explorar a primeira viagem.” O co-produtor Rami Yacoub lembra que Spears é “muito tímida e super doce - quer dizer, ela era uma criança e não tínhamos ideia de que havia uma fera de um artista escondido sob aquele olhar inocente ”. As sessões foram intensas, com quatro dos cinco singles do álbum gravados nesse período. Em 2001, Martin se referiu ao som Cheiron como “direto, eficaz, sem firulas”, palavras reiteradas por Yacoub. “Uma música que parece simples não é simples de fazer. É tudo sobre o gosto e ter certeza de que você não adiciona mais do que a música precisa. ”

Para Britney, trabalhar com perfeccionistas deu certo com ela. “Eu realmente respeito isso quando estou trabalhando com ele”, diz ela. “Acho que Max é um gênio. Tudo só veio junto e me senti bem. Na minha opinião, Max é o maior compositor de todos os tempos.”

 

Outra pessoa para testemunhar em primeira mão este esforço estudado foi Nana Hedin, um backing vocalista que já havia trabalhado com Denniz Pop em canções de Dr Alban, cujo hit de 1992, It's My Life, resultou em um anúncio da Tampax no Reino Unido. Pop recomendou Hedin para Martin, que a trouxe para… Baby One More Time.

 

“Eu lembro que pensei que a música era para adolescentes, mas a produção foi preenchida com uma atitude adulta e sons que eu realmente gostei”, diz ela. “Fiquei tão impressionada com a forma como um cara como Max poderia escrever letras que entravam nos corações e falavam com o pensamento adolescente.” Ocasionalmente, Hedin gravava os backing vocals primeiro, antes do artista chegar, mas com … Baby One More Time Spears vocais já foram gravados. “Eu tentei soar exatamente como ela”, ela ri. “Foi difícil, mas muito divertido. Eu sou como um papagaio de várias maneiras. Eu tento obter a mesma vibração e usar exatamente a mesma pronúncia que o artista. Em uma harmonia, cada tomada é diferente; Eu canto muito alto, em outro uso poderoso, o próximo eu estou sussurrando e às vezes eu até belisco meu nariz para um som mais agudo.”

 

Com os vocais de Britney gravados em março, e a música terminada pouco depois (“Demorou cerca de duas a três semanas para terminar”, diz Yacoub), Spears fez uma turnê de verão em 26 shoppings. Consciente de que eles tinham um potencial hit em suas mãos, Jive enviou representantes para se encontrar com os influentes diretores do programa de rádio dos EUA antes do lançamento da música em outubro.

 

“O cara da gravadora trouxe um vídeo com Britney ensaiando movimentos de dança para a música”, lembra Clarke Ingram, então gerente de operações e diretor de programa da estação de rádio Top 40 de Nova York, WPXY. “Isso teve o efeito desejado de me mostrar que Britney tinha qualidade de estrela, além de ter um registro de sucesso em potencial. Fomos almoçar depois, e me comprometi a adicionar a música na época. ”Na verdade, Ingram tem certeza de que ele foi a primeira pessoa a tocar a música na rádio americana. “Nenhuma outra estação teria ouvido isso antes, e eu não conheço nenhuma estação que tenha tocado antes de nós.” 

 

Para Ingram, … Baby One More Time representou o Santo Graal: uma música pop rádio poderia possuir totalmente. “Passamos por um ciclo alternativo no início até meados dos anos 90 e algo como um ciclo de R & B depois disso”, explica ele. “Britney estava entre os primeiros grandes artistas em um ciclo pop que começou no final dos anos 90 e continuou no início dos anos 2000. A música atingiu o centro do público do Top 40, e provou isso pelo seu desempenho, tanto no ar quanto fora. ”

A música vendeu 500.000 cópias em seu primeiro dia de lançamento nos EUA, chegando ao número 1. Chegou ao número 1 em todos os países, e foi a música mais vendida de 1999 no Reino Unido, com 1,4 milhão de cópias vendidas. Uma megastar foi criada aparentemente da noite para o dia. “Eu não acho que entendemos o que fizemos”, disse Martin em um documentário de rádio sueco de 2008. “Eu me lembro de estar no estúdio quando eles me ligaram para dizer que minha música tinha feito o número 1 nos EUA … eu tinha tanta coisa acontecendo que não entendi muito bem o significado dela”. Ele até esqueceu de contar a Yacoub. “Max entrou no estúdio um dia enquanto eu estava trabalhando e disse: 'Ei cara, a propósito, nós somos o número 1 na América'”, ele relembra. “Eu perguntei a ele quando aconteceu e ele disse: 'Três semanas atrás'. Nós realmente não nos concentramos em gráficos, apenas continuamos trabalhando”. Até mesmo as comemorações foram silenciadas. “Foi em uma terça-feira, eu acredito: um jantar cedo, um charuto, e para a cama às 11 da noite, como tínhamos trabalhado no dia seguinte”.

 

Uma música icônica precisava de um vídeo icônico. Infelizmente, o conceito original do diretor Nigel Dick foi considerado um fracasso por Spears. “Eu escrevi uma idéia que era péssima, então a gravadora me colocou de volta no telefone com Britney, que me disse que queria fazer um vídeo em que ela estava presa em uma sala de aula pensando em garotos e nós pegamos a partir daí”, escreve Dick. 

 

Ele também afirma que a aparência uniforme da escola, aumentada por cachos trançados e barriga nua, foi ideia de Spears também. O que parece relativamente manso agora causou alvoroço em uma era pop chiclete que, através de programas como o popular “Total Request Live” da MTV, estava sendo alimentada diretamente em casas de família.

O vídeo, um momento instantâneo da cultura pop que deu notoriedade aos tablóides, também se fundiu na consciência do público com a polêmica reportagem de 1999 de Rolling Stone, de David LaChapelle, com Spears deitada em sua cama de infância de calcinha segurando um Teletubby. De repente, o gênero teen pop agora turbo-carregado tinha seu portador de bandeira, um cuja identidade - doce e bela sulista no vídeo para acompanhar um suave single. Às vezes; dominatrix vermelho em PVC no “não tão inocente” Oops! … I Did It Again foi maleável o suficiente para, pelo menos inicialmente, fazer tudo de uma vez. Como Spears se sente sobre a música quase 20 anos depois? “Uau, isso foi rápido. Foi uma época muito louca e divertida. Virou um borrão.”

 

Tradução: @britneyarmybra

https://www.instagram.com/britneyarmybra/

Post original:

https://www.theguardian.com/music/2018/aug/11/britney-spears-making-baby-one-more-time
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Publicado há
  • Última resposta

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...