Ir para conteúdo



VMA 2007 - O real problema.


Rodrigo da Cruz Melo

Mensagens recomendadas

Muita gente se pergunta o que aconteceu para a performance da Britney ter saído como saiu na edição de 2007 do VMA. Já houveram mil boatos envolvendo briga com maquiador e figurinista, encontro com Justin Timberlake... Mas, sinceramente, acredito que o único problema naquela performance foram os espectadores.

Creio que uma coisa corriqueira ao Britney Army - e fãs de divas pop, em geral - é a super valorização sempre que a Britney mostra seu corpo e se nota que ela está cada vez mais magra, ou seja, dentro do padrão exigido pela sociedade. Para ser justo, isso é corriqueiro na sociedade que vivemos, que já possui o péssimo costume da objetificação da mulher e de, também, ser uma sociedade bastante gordofóbica.

Quando a Britney subiu ao palco do VMA para performar Gimme More, e apresentou um corpo fora do que todos estavam acostumados e fora do aceitável, nem a fala "It's Britney, bitch!" permitiu que as pessoas simplesmente se tocassem de quem estava em frente a elas, para performar uma música ótima, de um álbum incrível, além de ser um nome feminino extremamente forte da música pop. Tudo que as pessoas puderam notar era a "Britney Gorda". Tudo que foi comentado foi quão desastrosa aquela performance foi, a Britney estava acabada, era o fim da carreira, foi colocado em discussão a sua sanidade mental e, até os que queriam pegar leve falavam, "foi só uma péssima escolha de roupa." Sinceramente, não vejo como uma péssima escolha de roupa. Era uma roupa tão curta quanto a usada em 2001, na performance de "I'm A Slave 4 U" ou tantas outras performances da própria. O problema é que, por anos e anos, a mulher que servia de exemplo para outras e que tinha o abdômen perfeito, não existia mais da maneira que deveria, então, ela, como uma "gorda", deveria ter consciência de que seu corpo é feio e algo para se envergonhar, pensar diariamente em roupas para esconder seu corpo, principalmente em uma performance transmitida mundialmente. Novamente, não importa se você é uma das maiores estrelas do pop na história, você ainda é uma mulher e precisa entender quando pode ou não se sentir bonita. E a beleza que foge do padrão exigido é quase que uma ofensa.

A sociedade trata todas as pessoas gordas como aberrações, isso não é novidade. Então, para a sociedade, assistir a Britney gorda performando uma música com letra sexy e com coreografia sexy, aquilo era a coisa mais absurda e digna de pena. O mais triste é ver que os fãs também compartilharam deste sentimento. E o mais irônico é que estamos numa fanbase feita, na sua maioria, por pessoas da comunidade LGBT, que têm a sua sexualidade e sua simples existência vistas como aberrações, e, ainda assim, não conseguem enxergar quando eles mesmos estão sendo os opressores.

Precisamos aprender a não definir o quão bem ou mal a Britney está a partir do que vemos no seu corpo. Não deveríamos exaltar ou ser mais fãs apenas no momento do abdômen sequinho. E isso tem que valer não só para Britney, tem que se estender para outras divas do pop, pois sempre que você quer diminuir alguma cantora, usando seu corpo como argumento, além de ser um ato gordofóbico e misógino, existirão outras pessoas lendo essas mensagens e que estarão se sentindo mal por não fazer parte do padrão exigido, pessoas que irão dormir com a auto-estima baixa, pessoas que acordarão se sentindo feias, menos confiantes etc. Então bora aprender a curtir todo o material entregue pela Britney, incluindo a performance de GM no VMA 2007, pois icônica. Britney é uma performer incrível e uma mulher maravilhosa. É o que deve importar <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Publicado há
  • Última resposta

Esse assunto já deu né manas? Depois de anos parada, as últimas performances da Britney sempre tiverem um ''padrão Britney''. Gimme more no VMA foi a primeira vez que vimos uma Britney que realmente estava sofrendo, por isso a polêmica, mas já superei e fico orgulhosa do tanto que ela cresceu depois disso, digamos que a Britney ''aprendeu'' tudo de novo, sua confiança no palco foi testada :lexie2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"não existia mais da maneira que deveria, então, ela, como uma "gorda", deveria ter consciência de que seu corpo é feio e algo para se envergonhar, pensar diariamente em roupas para esconder seu corpo, principalmente em uma performance transmitida mundialmente. Novamente, não importa se você é uma das maiores estrelas do pop na história, você ainda é uma mulher e precisa entender quando pode ou não se sentir bonita"

Ao meu ponto de vista você foi bem infeliz nessas palavras. Mas o que importa querido, é que gorda ou magra,com roupa feia ou não ela foi a única comentada da noite,por mais que os comentários tenham sido bem infelizes. E eu,por incrível que lhe pareça me tornei fã dela naquele momento por que ela teve coragem de subir ali, de se expor e dar a cara a tapa com um foda-se bem grande escrito na testa pra pessoas que pensam dessa maneira aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...