Ir para conteúdo



Joseph Kahn compara Taylor Swift® a Britney Spears em nova entrevista


-Manu

Mensagens recomendadas

Joseph%20K.jpg

POR DENTRO DA FASCINANTE MENTE DO DIRETOR JOSEPH KAHN

Se você tem menos de 50 anos, você viu um vídeo clipe dirigido por Joseph Kahn.

Ele é a mente por trás da criatividade visual de vídeo-clipes de artistas como Britney Spears, Taylor Swift, Janet Jackson, U2, Eminem, Mariah Carey, Katy Perry, Lady Gaga e Maroon 5, para citar apenas alguns com quem ele já trabalhou. Kahn é sem dúvidas o mago da geração dos vídeo-clipes, capaz de idealizar e fazer realidade vídeos tão impactantes na cultura pop que ficam em nossa mente para sempre.

Nessa entrevista (que é enorme), ele falou sobre sua carreira como um todo, então vou destacar as partes onde a Britney é citada.

O que você considera um bom vídeo?

Eu acho que qualquer vídeo é bom se ele consegue alcançar uma audiência. Se eu faço um clipe com Taylor Swift ou Britney Spears, a audiência terá que ser alta para justificar o dinheiro que elas irão gastar.

Você não faria um vídeo clipe com Taylor Swift a menos que ele tivesse contando uma história?

Deixe-me dizer o seguinte, existem vídeos do passado da Britney onde as pessoas tentaram fazer vídeos artísticos... Eu lembro que fizeram um vídeo de animação para um de seus singles. Eu amo animação, eu amo essas coisas, mas eu nunca faria isso com Britney. Eu acho que é errado com o que o público espera dela. Não é o que os seus fãs querem ver. Eles querem se sentir conectados com a Britney, saber o que está passando por sua mente e seu coração. Como diretor, quando eu estou trabalhando, tento imaginar qual a melhor maneira de representar as particularidades daquela música, por isso eu escuto a música e imagino qual o sentido dela. Eu poderia fazer a melhor vídeo de animação de todas para Britney, e receber elogios de outros diretores "Hey, olha que efeitos do c*ralho você usou", mas eu estaria apenas arrancando seu dinheiro.

Eu sempre imaginei que um vídeo "artístico" para Britney Spears seria algo realmente legal para sua carreira.

Bom, sendo honesto.... É o que tentei fazer com o vídeo de "Perfume". Em passos de bebê. Você não pode simplesmente virar ela do avesso e transformar Britney Spears em algo que ela não é. Como com qualquer artista, se quer leva-los a um diferente território, você não pode dar um tiro no escuro e esperar atingir seu alvo. Você tem que adivinhar o que eles estão tentando fazer. Eu tinha essa idéia para "Perfume" que eu senti que seria algo mais sofisticado, e definitivamente tiraria ela da zona de conforto e apresentaria um lado diferente, mas eu acho que fui subestimado.

(Ele fala sobre o roteiro de Perfume, que vocês podem conferir nesse tpc)

http://www.britneyspears.com.br/forum/topic/30273-joseph-kahn-revela-roteiro-original-de-perfume/

De muitas maneiras ela sacrificou a sua vida. Ela se tornou uma das mais famosas pessoas do planeta e não conseguia imaginar que isso aconteceria com apenas 16 anos.

Sem dúvida. Para mim, é uma expressão muito significativa. Eu acho que era subconscientemente como eu via a Britney, porque eu estive naquela jornada com ela. Eu estava lá quando ela tinha 19 anos e muito jovem...essa garota atrevida, animada da Louisiana, super sorridente. Então eu vi ela durante a fase "Toxic" antes do breakdown. Então eu vi ela durante "Womanizer" o que foi apenas alguns meses depois que a sua loucura se reduziu. A partir daí, eu apenas vi essa mulher. A mulher danificada e bonita, mas ainda disposta a dar amor e ainda querendo ser amada. A única versão que eu pude fazer foi aquele vídeo. Aquela era a versão honesta para mim, e eu achava que tinha como realizá-la... honestamente, é difícil falar sobre os detalhes disso. As coisas não funcionaram. Algumas vezes você filma demais.Talvez a mensagem fosse muito complicada. Talvez isso não causaria uma boa imagem porque ela iria fazer um show em Vegas e quem precisa desse vídeo obscuro sendo lançado?

Você estava tentando racionalizar isso. É uma pena que não aconteceu.

Isso é uma das coisas mais interessantes sobre ter feito "Blank Space" com Taylor Swift. Foi usado essencialmente a mesma tática que estava acontecendo com o vídeo de "Perfume" - desconstruir a imagem do artista e usar esses defeitos como forma de celebra-los e fazer uma imagem positiva. No vídeo, a Taylor age como uma garota louca e obsessiva com seus namorados que fazia coisas que deixavam o homem literalmente louco...Há um certo ponto onde você pode brincar e pressionar o mesmo botão repetidamente, "Aqui está a garota sexy! E a cena de dança", mas você meio que já fez isso milhões de vezes, o que mais esperar fazer com superstars?

Você já fez tantos vídeos, como consegue ter imaginação para fazer vídeo-clipes que façam o telespectador lembrar deles?

É aí que você tem que realmente ouvir o que o artista tem a dizer. Um vídeo do Joseph Kahn pode ser de todas as formas. Eu sou quase como um ator tentando ser Taylor Swift em certo nível, ou Britney Spears. Em tudo o que faço, tento me tornar pedaço deles. É uma combinação de conhecer bem o artista, mas também o mundo que eles estão. É por isso que presto tanta atenção na cultura pop e o que está no topo. Esse é meu trabalho! Como eu quero me tornar um diretor de vídeos pop se eu não sei sobre pop? Eu seria literalmente um desastre para o artista que me contrataria.

Você ficou surpreso pelas críticas de racismo que a Taylor Swift sofreu pelo vídeo clipe de "Wildest Dreams"?

Posso ser honesto com você? Eu meio que já esperava algo do tipo. Eu já vi artistas chegarem ao seu nível e trabalhei com vários deles. Quando você chega no topo, as pessoas começam a te atacar e procurar qualquer coisa para te derrubar. Isso pode destruir pessoas. A pobre Britney é um exemplo disso, ela "quebrou" um pouco. É óbvio o motivo disso ter acontecido com ela, afinal o monte de lixo que ela teve que suportar era algo COMPLETAMENTE injusto e eu fiquei realmente com raiva quando tudo aconteceu porque a minha imagem da Britney era daquela menina maravilhosa e legal de 19 anos e então tudo aquilo aconteceu... Ela literalmente não conseguia fazer algo que fosse aceito pela sociedade. Eles a atacavam por qualquer coisa que ela fizesse. Eu já vi isso em várias situações e eu imaginei que aconteceria com a Taylor. Se não fosse isso, seria outra coisa. A questão envolvendo racismo com a mídia já tinha começado alguns dias antes com a situação envolvendo a Nicki Minaj. Era algo que já estava inflamado na mídia.

A Taylor Swift parece impenetrável.

O problema é que o que mais ela fizer, mas será falado "Oh, ela é impenetrável, ela é fria." Ela não é! Ela está apenas tentando sobreviver como a grande maioria de nós. Eu acho que o que aconteceu com a Britney atingiu ela. Atinge a todos em certo ponto, tem que sabe como lidar da melhor maneira com isso. Eu acho que as pessoas tentam derrubar seus ídolos. Eles querem que os artistas cresçam e então querem ve-los por baixo, isso é um processo nojento. Eu odeio isso. Eu odeio ver isso. E eu vejo acontecendo sempre. Toda vez isso acontece, sem falha. Isso me deixa louco. Não entendo o porque a sociedade faz isso. É por isso que eu nunca quis ser famoso.


Nos deixe um recado final.

Eu apenas tento ser uma pessoa legal. Eu tento não machucar as pessoas, especialmente quando você é colocado numa posição esquisita como a minha onde podemos influenciar muitas coisas. Se você olhar para a cultura pop, as pessoas tendem a serem submissas de outras pessoas. Pense sobre as palavras que usamos: rainha, rei, pai, mãe. Por que nós temos que falar coisas como essas? Nós repentinamente passamos a ver alguém como a frente da nossa tribo e é algo como, "essa pessoa é tudo para nós". Assim como em religiões, pessoas começaram a brigar por suas crenças. Como, "Taylor é a melhor", "Não, Britney é a melhor!" ou "Nicki Minaj é a melhor". Se você pensar o que isso significa... O que está acontecendo? Por que não podemos todos celebrar as pessoas e suas conquistas pessoais ao invés de ficar comparando elas? Se alguém faz música que te dá algum sentido... leve para esse lado. Por que levar essas pessoas a competirem umas contra as outras? Eu vejo isso acontecendo no mundo pop. Está se transformando em uma guerra... E eu espero que quando as pessoas escutem músicas, elas levem para o lado espiritual e em um modo positivo ao invés de tentar machucar pessoas sem nenhuma razão.

http://www.breatheheavy.com/exhale/index.php?/topic/685507-inside-the-fascinating-mind-of-director-joseph-kahn-breatheheavy-exclusive/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Publicado há
  • Última resposta

Não vi comparação alguma, achei ele muito coerente e pés no chão

Amei o que ele falou que como trabalhar com a Britney tem que ser, você tem que criar algo criativo e que chame a atenção, é o que todos esperam da Britney Fuckin' Spears, aí produtor vai lá e faz um vídeo de animação bem chato e nada a ver com ela e ainda para uma das músicas mais fodas da carreira, é, realmente, Joseph é um gênio de pensar dessa forma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei a entrevista, disse apenas verdades.

Esse cara é um gênio, só fez coisas incríveis para a Britney, deu um dos mais icônicos clipes da carreira dela e ajudou na reconstrução de mulher sexy em Womanizer depois do colapso.

Eu queria muito Britney em algo mais dramático e artístico como supostamente seria Perfume, mas uma pena Vegas ter estragado isso, como ele mesmo disse: "Talvez isso não causaria uma boa imagem porque ela iria fazer um show em Vegas e quem precisa desse vídeo obscuro sendo lançado?"

Espero muito ver os dois trabalhando juntos logo logo e criando mais um clipe icônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei desnecessário ele desmerecer a animação de BTI, na época a Britney não estava em condições de gravar um clipe, e se querem saber, a animação é muito bem feita e prefiro assistir a ela do que esses clipes chatérrimos que ele anda fazendo nos últimos anos

Ele parece gostar bastante da Britney mas a imagem que ele tem dela parece ser muito diferente da imagem que ela tem de si mesma, talvez Perfume tenha desandado aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi comparação alguma, achei ele muito coerente e pés no chão

Não é por nada, mas acho que vc precisa reler.

Ele fez diversos paralelos entre a Taylor e Britney, inclusive comparando explicitamente o que atualmente fazem com a Taylor tentando derruba-la com o que fizeram com a Britney anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada, mas acho que vc precisa reler.

Ele fez diversos paralelos entre a Taylor e Britney, inclusive comparando explicitamente o que atualmente fazem com a Taylor tentando derruba-la com o que fizeram com a Britney anteriormente.

HAHAHA sim, nesse sentido sim amore mas vejo que ele cita mais a Britney como um exemplo maior disso

quando me falam em comparaões eu levo mais para o lado "quem mais é mais legal de trabalhar" HAHAHAHAA sei que tem outras formas de comparar mas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHA sim, nesse sentido sim amore mas vejo que ele cita mais a Britney como um exemplo maior disso

quando me falam em comparaões eu levo mais para o lado "quem mais é mais legal de trabalhar" HAHAHAHAA sei que tem outras formas de comparar mas

Ah, entendi <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...