Ir para conteúdo



Britney, a cantora pop e a pessoa anticomercial


Otávio

Mensagens recomendadas

Estava com saudade de escrever e como hoje é feriado – não tenho aula nem trabalho –, quero aproveitar para compartilhar com vocês um ponto de vista que já há um tempo reflito.

elle%20pob2.jpg

Desde que Britney é a Britney Spears, ela sempre foi vista como uma cantora bastante comercial. Tanto que uma das críticas mais constantes é que ela foi feita para vender. E, de fato, ao longo da carreira, ela esteve acompanhada de muita produção. Até hoje essa é uma marca das canções dela. Tudo para que ela siga emplacando sem muitas dificuldades – dando tanto à indústria do entretenimento quanto ao público o que eles querem.

Então, em certo documentário chamado I am Britney Jean, esta garota ousa dizer que não foi feita para essa indústria. Sim, depois de 15 anos de carreira, ela diz isso. Difícil de acreditar. Ora, ela não é a tal Miss American Dream? A cantora pop loira, bonita, mocinha, sensual, que acompanhou o crescimento da sociedade do espetáculo.

http://youtu.be/nR8CBYlhrvY

#1 Repertório clássico – Quando ela estava começando, lá na época do Star Search, ela tinha um repertório bem clássico, não soava nada comercial. A Lynne já contou que era a própria Britney que escolhia as canções que ia cantar.

large.jpg

#2 Não liga para a moda – Britney pode aparecer impecável nos eventos, nas premiações, mas, na verdade, ela pouco liga para roupas, maquiagem, cabelo. Ela gosta de ficar bem à vontade e é um tanto despreocupada com a aparência.

BZy0JnvCIAAwnsf.jpg

#3 Não sabe se autopromover – Apesar de ter um baita coração e já ter feito várias doações e leilões beneficentes, Britney nunca tirou proveito disso. Quando ajudou uma entidade, sempre foi meio que escondido. Há pouco tempo atrás descobrimos que ela visita crianças com câncer, e nunca a ouvíamos falar sobre ou compartilhar em seu Instagram, Facebook ou Twitter nenhuma foto.

#4 Mona Lisa – Nos anos mais rebeldes, que antecederam o Blackout, ela gravou muitas canções. Entre elas várias composições próprias, mas nenhuma delas pensada para se tornar hit. As baladinhas como Let Go e Baby Boy eram ao piano, com vocais crus. Já as agitadas, mesmo que abusassem do autotune, como Kiss Me All Over e When U Gon' Pull It, soavam mais como diversão que uma fórmula para emplacar nas rádios.

032811_britcastrosanfran.jpg

#5 Não sabe se aproveitar das minorias – Com fãs de todas as cores, gêneros e estilos, ela nunca lançou um Firework ou Born this Way ou se engajou em alguma campanha para se aproveitar de alguma minoria. Ela já falou que se considera péssima para transmitir qualquer mensagem social. Entretanto, sempre que é questionada, é muito honesta e diz coisas simples, como amor é amor.

bspears.jpg

#6 Não é cult – Os astros adoram posar para fotos com cigarro, falar que usam maconha para se inspirarem ou só na intenção de polemizar, porque uma atitude bad and sad está na moda. Já Britney fuma desde a adolescência, por exemplo, e nunca fez um ensaio fotográfico com um cigarro na boca. E quando usou drogas foi o fim do mundo.

Enfim. Sem dúvida alguma, a Britney é um ícone pop, pelos singles, pelos videoclipes, pelas performances, o que a tornam comercial. E é justamente sobre isso que quero refletir: por consequência de seu trabalho, ela se tornou uma artista do espetáculo.

Mas como pessoa, ela nunca foi. A Britney pode inclusive ser compreendida como uma crítica a essa indústria. Longe dos palcos, ela prefere não aparecer, não chamar a atenção e apesar das quase duas décadas de carreira, ela nunca foi capaz de atuar ou se articular para tirar aproveito de alguma situação a fim de gerar marketing positivo para si mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Publicado há
  • Última resposta

E é por isso que eu tanto amo essa mulher <3 Eu acho incrível vê-la andando na rua com roupa suja de tinta, com furinhos, calça arrastando, sem sutiã e não ficar de mimimi. Quer fotografar? Fotografa, vai lá! Ela não é uma Barbie, ela vai nas premiações linda, deslumbrante, mas tenho certeza que é só entrar no carro que arranca brincos, anéis, salto e desmancha o penteado, porque ela é a Britney, é fiel ao que ela é!

E isso me deixa um pouco temerosa quanto ao futuro... Nas últimas entrevistas, ela disse com todas as letras que pensa em largar tudo e viver no campo com a família, seus filhos e seu marido. E eu acho isso incrível, corajoso, condizente com a menininha do Louisiana que conhecemos há mais de uma década. Isso me faz amá-la mais ainda, mas que droga! Eu não sei se esse dia chegará... Eu sonho com que ela continue com a carreira, mas do jeito que ela quiser. Ela já disse que adoraria voltar a fazer clipes como antigamente, um figurino só, dança e fim. Acho que essa é uma boa saída. Ela tem que continuar a ser fiel ao que ela é, e isso pode significar mudanças, caminhos diferentes.

Espero que sempre perto de nossos olhos, espero que sempre feliz.

(amei o tópico, até me animei a postar aqui, já que só observo, normalmente. Otávio, parabéns :choraney1:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...