Ir para conteúdo



Hackers russos utilizaram Instagram de Britney Spears para propagar vírus


milkguy

Mensagens recomendadas

De acordo com um relatório publicado por pesquisadores do provedor de antivírus Eset, o grupo de hackers russos conhecidos como Turla estaria utilizando um trojan para postar comentários específicos no Instagram oficial de ninguém menos do que a cantora Britney Spears. O malware em si vinha perfeitamente disfarçado de uma extensão para Firefox, sendo disponibilizada através do site de uma companhia de segurança não-revelada da Suíça.

A parte mais surpreendente é que essas mensagens nem mesmo dão qualquer indicação disso: como você pode conferir no post em destaque abaixo, ele parece apenas mais uma mensagem de elogios. Com a ajuda de um software, os hackers são capazes de identificar qual é a mensagem certa usando um cálculo inteligente de criptografia, contendo um link para que eles se conectem ao computador infectado.

 

07113519541083.jpg?w=700

Acredite se quiser, essa mensagem é, na verdade, uma URL disfarçada

 

Pelo que entendi, se a extensão estiver instalada no navegador, quando abrir a página com um comentário como o daí de cima, a extensão reconhece como URL e redireciona para um site malicioso que pode invadir o computador.

Portanto, quem usa Firefox, chequem as extensões e deletem qualquer uma suspeita. Além disso, mantenham sistema e navegador atualizados para a última versão lançada (e isto serve para outros também, como o Chrome que pode escapar hoje, mas ninguém sabe o dia de amanhã).

 

https://www.welivesecurity.com/2017/06/06/turlas-watering-hole-campaign-updated-firefox-extension-abusing-instagram/

https://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/117517-hackers-russos-tinham-malwares-espioes-redes-sociais-voce-notou.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Publicado há
  • Última resposta

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...